SUPERA – Ginástica para o Cérebro

Exercícios para o cérebro desenvolvem a criatividade

Exercícios para o cérebro desenvolvem a criatividade

Exercícios para o cérebro desenvolvem a criatividade

O Fantástico levou ao ar, no último domingo, uma reportagem mostrando que a criatividade não é um dom e, sim, uma habilidade humana. Sendo assim, ela pode ser desenvolvida.

De acordo com pesquisas recentes sobre o tema, a criatividade, ou seja, a capacidade de se ter boas ideias, mora do lado direito do cérebro.

2014

Os cientistas descobriram que “os neurônios do lado esquerdo do cérebro são diferentes dos neurônios do lado direito. Os dendritos, a parte do neurônio que coleta informações, se organizam de forma diferente do lado direito do cérebro, possibilitando conexões diferentes que proporcionam o surgimento da ideia”.

A criatividade pode, e deve, ser alimentada. Para isso, um desafio interessante é tentar descobrir vários usos diferentes para um mesmo objeto.

O Fantástico citou o caso do carnavalesco Paulo Barros, que precisava montar um carro alegórico sobre o mundo de Oz. Ao ver na rua centenas de panelas sendo descarregadas de um caminhão, uma luz se acendeu em seu cérebro e ele decidiu que ia construir um homem de lata.

De acordo com os cientistas, todo cérebro é composto de massa cinzenta e massa branca. A massa cinzenta é formada pelos neurônios. Em outras palavras, quanto mais massa cinzenta a pessoa tem, mais inteligente ela é.

Mas a criatividade não tem nada a ver com a inteligência, pois ela é definida pela quantidade de massa branca, responsável por organizar a massa cinzenta.

Os cientistas dizem que, quanto menos massa branca, mais desorganizado é o cérebro. E um cérebro desorganizado é um cérebro criativo, pois sua própria desorganização o leva a fugir das respostas óbvias.

Os estudos dos cientistas mostraram também que para liberar a criatividade é preciso relaxar. A parte da frente do cérebro, responsável por nos fazer tomar as decisões racionais, tem de estar descansada para que outras áreas do cérebro possam atuar.

Para esses cientistas, a parte da frente do cérebro inibe a criatividade. Por isso, basta desligá-la para que as boas ideias apareçam. Ou seja, se você quer ser mais criativo, não seja muito focado, relaxe e faça exercícios para o cérebro.

Hoje já existem cursos voltados exclusivamente ao desenvolvimento do cérebro, com atividade que estimulam as conexões neuronais. Isto, além de ser um antiestresse, desenvolve habilidades dos dois lados do cérebro, como a atenção, o raciocínio lógico e a memória.

Sair da versão mobile