O cérebro usado como base neste projeto pertencia a uma mulher de 65 anos que não sofria nenhuma doença degenerativa.
Primeiramente, o órgão foi tratado com parafina e em seguida segmentado em mais de 7.000 partes com a espessura inferior a de um fio de cabelo (cerca de 20 micrômetros) nas quais foram digitalizadas por um scanner de alta resolução.
2013Essa técnica revoluciona os estudos da neurociência e facilita as pesquisas voltadas ao Alzheimer e epilepsia, pois o mapa traz imagens detalhadas do hipocampo, região cerebral de grande importância para a memória.
Além disso, essa inovação pode promover um avanço relacionado aos exercícios para o cérebro. O SUPERA, primeira e maior escola de ginástica cerebral do Brasil, acompanha os avanços da pedagogia e da neurociência para, assim, poder oferecer a seus alunos o melhor curso de desenvolvimento cognitivo.
Futuramente, a metodologia dos exercícios para o cérebro pode ser aprimorada, trazendo ainda mais benefícios às pessoas. Atualmente, os benefícios já são inúmeros, como melhora na atenção, capacidade de memorização, raciocínio lógico, autoestima, segurança, socialização e outros.
O modelo 3D mais atualizado do cérebro humano está disponibilizado para a consulta de estudantes e pesquisadores, através de um cadastro grátis no portal CBRAIN, para compreender a composição interna da região. https://bigbrain.loris.ca/main.php