O segredo para se dar bem na prova é treinar a inteligência: atenção, memória e raciocínio lógico podem garantir bom desempenho na prova
Todos os anos, milhares de alunos dedicam horas e mais horas estudando para realizar um sonho em comum: entrar na faculdade. Atividades preparatórias como simulados e revisões são regras básicas para enfrentar a prova. Mas o que muitos estudantes estão fazendo agora para conquistar um diferencial é treinar o cérebro.
Passa na frente aquele que consegue raciocinar rápido, para terminar a prova no tempo estipulado; aquele que consegue se concentrar em meio à sala lotada de concorrentes; aquele que consegue acessar as informações na memória diante do nervosismo da situação. E quem pensa melhor é quem faz exercícios para o cérebro.
Prova disso é o aluno Gabriel Ferreira, de 16 anos, que treina o cérebro no SUPERA Montes Claros. Ele sabe que, para conquistar a vaga dos sonhos, é preciso ter muito foco.
“A ginástica cerebral está me ajudando muito na concentração. Agora eu tenho muito mais cuidado com os detalhes de cada questão”, declara o estudante que está no 2º ano do Ensino Médio e vai fazer a prova ainda como treineiro.
2015Assim como ele, Valéria Freitas vai fazer a prova, mas ela já está com 40 anos. Trabalhou com fisioterapia por muito tempo e agora decidiu realizar um sonho antigo: fazer medicina. Nunca é tarde para aprender e conquistar coisas novas.
Ela abandonou a profissão para se dedicar integralmente aos estudos. Há um ano, decidiu treinar o cérebro para se superar no Enem.
“Eu tinha dificuldades de concentração, meu raciocínio era muito lento; a memorização, péssima. Eu não achava que seria possível, mas com um curso que treina estas habilidades ficou mais fácil acreditar”, conta Valéria.
“O SUPERA fez uma grande diferença na minha vida. Tenho certeza que, na hora da prova, terei mais agilidade e raciocínio para resolver as questões. Com o cérebro treinado, eu me sinto mais preparada, segura e tranquila!”, completa Valéria.
TREINE SEU CÉREBRO
Cuidar da saúde está indo muito além dos exercícios físicos e da boa alimentação. As pessoas agora estão preocupadas em treinar o cérebro, para mantê-lo saudável e operando no máximo de sua capacidade.
Com os neurônios em plena atividade, todo mundo consegue atingir seus objetivos. Todo cérebro pode aprender com facilidade e ter boa memória
A ginástica cerebral, quando praticada com a supervisão de um bom treinador e de forma regular – assim como a ginástica para o corpo – tem resultados comprovados cientificamente.
Inédita no Brasil
A Universidade Federal do Rio de Janeiro pulicou recentemente um estudo com o Método SUPERA, realizado no ano de 2013. Os cientistas aplicaram um teste em dois grupos.
O grupo de idosos que treinou o cérebro durante um ano, uma vez por semana, obteve um ganho na memória de aprendizado, enquanto o grupo de controle, que não estimulou o cérebro neste período, teve declínio de 67% na função cognitiva de memória de aprendizado.
Não poderia haver notícia melhorar para quem quer voltar a estudar na terceira idade!
No SUPERA, alguns alunos desta faixa etária também vão prestar o Enem.