SUPERA – Ginástica para o Cérebro

Dia Mundial da Saúde: Efeitos da poluição no cérebro

No dia 7 de abril é comemorado o Dia Mundial da Saúde, inaugurado em 1948. Neste ano o tema a ser celebrado, segundo a Organização Mundial da Saúde é “Nosso planeta, nossa saúde”, de maneira mais específica nos efeitos da poluição do ar e suas consequências para a população de maneira geral.

Por isso, no conteúdo de hoje vamos falar sobre a poluição do ar e quais são os impactos causados ao nosso cérebro.

Poluição dos países ricos é motivo de preocupação global

A poluição do ar no mundo

Cerca de 99% da população mundial respira ar que excede os limites recomendados pela OMS.

A cada ano, 8 milhões de pessoas morrem de doenças pulmonares e cardiovasculares ocasionadas pelo ar que respiram. Essas são algumas das razões que motivaram a OMS a destacar a importância de reduzir o uso de combustíveis fósseis e buscar alternativas mais sustentáveis e de menor impacto ao planeta. Mas isso nem sempre acontece …

Efeito estufa e aquecimento global já trazem efeitos significativos

A recomendação da OMS é que as leituras médias anuais de material particulado fino não excedam 5 µg/m3 (microgramas por metro cúbico).

O Brasil ocupa a 75º posição do ranking e registra uma marca de 13,6 µg/m3.

Entre as causas mais comuns de poluição estão as indústrias siderúrgicas, mineração, de alimentos, petroquímica e as queimadas agrícolas.

Quando o assunto é cérebro o SUPERA é craque! A boa notícia é que você pode receber tudo que a nossa redação aí no seu email, aproveite para assinar agora nossa newsletter gratuitamente!

Quais são os impactos da poluição na saúde?

A poluição do ar causa diversos danos à saúde da população.

O monóxido de carbono dificulta a capacidade do sangue de transportar oxigênio pelo corpo, que por sua vez pode causar hipóxia tecidual,causando sintomas como dor de cabeça, sonolência, suores frios, dedos e boca arroxeados e até desmaios.

O ozônio pode diminuir a capacidade pulmonar.

O dióxido de enxofre, liberado em indústrias que produzem fertilizantes, por exemplo, é responsável por causar irritações nasais, tal qual o dióxido de nitrogênio, que por sua vez apresenta riscos aos pulmões.

Tome nota: os efeitos da poluição no cérebro e na sua saúde

A poluição do ar também está fortemente associada a doenças cardiovasculares, incidência de câncer de pulmão e infecções das vias aéreas.

Mas além de todas essas consequências que afetam nossa saúde de maneira direta, a poluição do ar também compromete a saúde do cérebro, quer saber como?

Continue lendo para entender mais

Quais são os efeitos da poluição para o cérebro?

Uma pesquisa feita na China mostrou que a exposição ao ar poluído causa redução na capacidade cognitiva, intelectual e capacidade de memória.

O estudo analisou o desempenho de 20 mil chineses em testes de idiomas e matemática.

Todos os participantes eram maiores de 10 anos e viviam em lugares poluídos.  Após 3 anos de exposição a essas

Sociedade global busca novas formas de obter energia de forma mais limpa

substâncias, os participantes demonstraram perda equivalente a cerca de 1 ano de escolaridade.

Um outro estudo realizado em Londres pela Universidade Cambridge com mais de 13 mil pessoas apontou que a poluição do ar pode estar também associada ao agravamento de doenças mentais.

O efeito da exposição ao ar poluído afeta diretamente o cérebro e pode também aumentar os riscos de transtornos psiquiátricos como esquizofrenia e depressão.

Garantir a saúde do nosso cérebro em todas as dimensões é indispensável para ter qualidade de vida e isso também inclui nossas atitudes para com o Meio Ambiente.

A redução de gases poluentes na atmosfera prejudica não só a natureza como também a vida dos Homens.

Que neste Dia Mundial da Saúde haja mais conscientização.

Sair da versão mobile