Agora que você conhece mais sobre a cultura maker aplicada à educação, vamos falar sobre aprendizagem criativa, que se baseia no processo exploratório e criativo para construir e sedimentar o conhecimento de forma significativa.
Para falar sobre, Seymour Papert, um matemático e educador estadosunidense, fazia referência metafórica a uma sala com chão baixo, teto alto e acima de tudo, paredes distantes, onde se entende que:
- Chão baixo: a atividade deve ser de simples entendimento, onde o aprendiz pode entrar e iniciar a exploração sem grandes instruções prévias;
- Teto alto: a atividade deve oferecer a possibilidade de crescimento de complexidade e desafios à medida que o aprendiz se desenvolve;
- Paredes distantes: a atividade deve oferecer diversos caminhos que o aprendiz pode explorar e se desenvolver, abrindo assim espaço para conexão com o que é significativo para cada um.
A proposta pode ser apresentada de diversas formas: pode ser virtual ou física, se basear em materiais e ferramentas e misturar de tudo um pouco.
O estímulo pode ser realizado de várias formas e em diferentes ambientes. Em casa, os pais podem, por exemplo, dar às crianças atividades que elas possam executar com as próprias mãos. Isso engloba tarefas domésticas, consertos de materiais, atividades culinárias e todas as demandas que resolvam qualquer tipo de problemática e que possam ser executadas pela criança sem a interferência do adulto.
Para facilitar, trazemos abaixo dias de 5 projetos maker que podem ser feitos em casa:
- Tangram
O tangram é um antigo jogo chinês, que consiste na formação de figuras e desenhos por meio de 7 peças (5 triângulos, 1 quadrado e 1 paralelogramo). A ferramenta está inclusa entre os materiais utilizados em sala de aula SUPERA e pode ser reproduzido em casa. Veja como:
MATERIAIS
– Folha de papel;
– Régua;
– Lápis;
– Tesoura;
– Cartolina, papéis coloridos ou papelão são opções.
COMO FAZER
- Lâmpada de lava
MATERIAIS
– Recipiente transparente;
– Óleo;
– Água (com alguma coloração);
– Comprimido em pó ou efervescente
COMO FAZER
Despeje o óleo no recipiente em uma boa quantidade. Em seguida, coloque a água. Você notará que os dois não irão se misturar. Em seguida, colocar o comprimido em pó ou efervescente. A criança perceberá que bolhas começarão a sair da mistura, que é justamente a representação dos gases.
- Mão na massa (literalmente!) – Receita de biscoito
MATERIAIS
– 9 colheres (sopa) de amido de milho;
– 9 colheres (sopa) de farinha de trigo;
– 5 colheres (sopa) de açúcar;
– 6 colheres (sopa) de manteiga.
COMO FAZER?
Misture os ingredientes até que a massa fique bem homogênea. Use uma colher de sopa para derramar porções da massa em uma assadeira previamente untada. Leve ao forno e deixe assar por 30 minutos em fogo baixo. A atividade deve ser supervisionada por um adulto. Para se tornar mais atrativa, é possível utilizar fôrmas de silicone para que os biscoitos tenham formatos de desenhos.
- Carrinho movido a balão
MATERIAIS
– 1 rolinho de papel higiênico;
– 1 bexiga (balão);
– 2 canudos plásticos;
– Fita crepe;
– Cola quente;
– Elástico;
– 2 palitos de churrasco;
– 4 tampas de garrafa pet.
COMO FAZER?
Fure a tampinha no meio. Passe o palito de churrasco dentro do canudo. Acrescente em cada ponta a tampinha, criando assim o eixo do carrinho. Repita a operação novamente. Depois, use a cola quente para firmar os eixos do carrinho. Pegue a bexiga e coloque na ponta um canudo, prendendo a boca da bexiga com o elástico. Coloque o canudo no carrinho e prenda com fita crepe. Encha a bexiga ao soprar o canudinho.
- Criação e edição de vídeos
MATERIAIS
– Uma câmera (ou um celular)
– Aplicativos de edição (dica: um aplicativo fácil e intuitivo para edição de vídeos no celular
COMO FAZER?
A ideia é mostrar como funciona a criação e edição de vídeos. É importante utilizar trilha sonora e que haja um roteiro do vídeo, estimulando a criatividade.