SUPERA – Ginástica para o Cérebro

Educação Maker: colocando a mão na massa!

Agora que você conhece mais sobre a cultura maker aplicada à educação, vamos falar sobre aprendizagem criativa, que se baseia no processo exploratório e criativo para construir e sedimentar o conhecimento de forma significativa.

Para falar sobre, Seymour Papert, um matemático e educador estadosunidense, fazia referência metafórica a uma sala com chão baixo, teto alto e acima de tudo, paredes distantes, onde se entende que:

A proposta pode ser apresentada de diversas formas: pode ser virtual ou física, se basear em materiais e ferramentas e misturar de tudo um pouco.

O estímulo pode ser realizado de várias formas e em diferentes ambientes. Em casa, os pais podem, por exemplo, dar às crianças atividades que elas possam executar com as próprias mãos. Isso engloba tarefas domésticas, consertos de materiais, atividades culinárias e todas as demandas que resolvam qualquer tipo de problemática e que possam ser executadas pela criança sem a interferência do adulto.

Para facilitar, trazemos abaixo dias de 5 projetos maker que podem ser feitos em casa:

  1. Tangram

O tangram é um antigo jogo chinês, que consiste na formação de figuras e desenhos por meio de 7 peças (5 triângulos, 1 quadrado e 1 paralelogramo). A ferramenta está inclusa entre os materiais utilizados em sala de aula SUPERA e pode ser reproduzido em casa. Veja como:

MATERIAIS

– Folha de papel;

– Régua;

– Lápis;

– Tesoura;

– Cartolina, papéis coloridos ou papelão são opções.

COMO FAZER

MATERIAIS

– Recipiente transparente;

– Óleo;

– Água (com alguma coloração);

– Comprimido em pó ou efervescente

COMO FAZER

Despeje o óleo no recipiente em uma boa quantidade. Em seguida, coloque a água. Você notará que os dois não irão se misturar. Em seguida, colocar o comprimido em pó ou efervescente. A criança perceberá que bolhas começarão a sair da mistura, que é justamente a representação dos gases.

MATERIAIS

– 9 colheres (sopa) de amido de milho;

– 9 colheres (sopa) de farinha de trigo;

– 5 colheres (sopa) de açúcar;

– 6 colheres (sopa) de manteiga.

COMO FAZER?

Misture os ingredientes até que a massa fique bem homogênea. Use uma colher de sopa para derramar porções da massa em uma assadeira previamente untada. Leve ao forno e deixe assar por 30 minutos em fogo baixo. A atividade deve ser supervisionada por um adulto. Para se tornar mais atrativa, é possível utilizar fôrmas de silicone para que os biscoitos tenham formatos de desenhos.

MATERIAIS

– 1 rolinho de papel higiênico;

– 1 bexiga (balão);

– 2 canudos plásticos;

– Fita crepe;

– Cola quente;

– Elástico;

– 2 palitos de churrasco;

– 4 tampas de garrafa pet.

COMO FAZER?

Fure a tampinha no meio. Passe o palito de churrasco dentro do canudo. Acrescente em cada ponta a tampinha, criando assim o eixo do carrinho. Repita a operação novamente. Depois, use a cola quente para firmar os eixos do carrinho. Pegue a bexiga e coloque na ponta um canudo, prendendo a boca da bexiga com o elástico. Coloque o canudo no carrinho e prenda com fita crepe. Encha a bexiga ao soprar o canudinho.

MATERIAIS

– Uma câmera (ou um celular)

– Aplicativos de edição (dica: um aplicativo fácil e intuitivo para edição de vídeos no celular

COMO FAZER?

A ideia é mostrar como funciona a criação e edição de vídeos. É importante utilizar trilha sonora e que haja um roteiro do vídeo, estimulando a criatividade.

Sair da versão mobile