SUPERA – Ginástica para o Cérebro

Dez tipos de descanso para o seu fim de ano

Contagem regressiva para terminar o ano e para muita gente também para descansar.

Essa necessidade pelo descanso acontece também porque o cérebro utiliza várias áreas corticais em conjunto para cada tarefa, como áreas sensoriais, motoras e de associação.

Ao longo de muitas horas ou dias em tipos de tarefas que exigem ou sobrecarregam certos circuitos, o próprio sistema entra em fadiga, que é um mecanismo regulado pelo acúmulo de adenosina, uma substância liberada pelos neurônios enquanto transmitem impulsos a outros neurônios.  

“Essa substância impõe limites ao funcionamento dos neurônios, ou seja, circuitos de neurônios funcionando intensamente enquanto se resolve um problema sério no trabalho vão acumulando adenosina no sistema, até que, a partir de um certo ponto, esse acúmulo começa a desligar os sistemas que promovem a vigília e a motivação e a acionar aqueles que promovem a sensação de sonolência. A pessoa sai do trabalho, chega em casa cansada, mas se ela tentar descansar ainda insistindo em esforço mental que utiliza os mesmos circuitos, ela continuará em fadiga. O mesmo vale para quem se cansa de responder os e-mails do trabalho, senta-se para ver uma comédia e continua com as notificações de e-mail com o celular na mão”, explicou a neurocientista parceira Livia Ciacci.

É possível descansar o cérebro fazendo atividades densas, como cálculos com o ábaco?

Uma das ferramentas para ajudar o cérebro a se recuperar depois de esforços mentais é a atenção plena, que é focar no momento presente, em apenas um estímulo. O ábaco é uma das estratégias possíveis para exercitar a atenção plena, uma vez que é impossível pensar nos e-mails enquanto se faz a conta “A característica dele que mais contribui para isso é o fato das contas serem feitas de forma mecânica, visual e automatizada, ou seja, ele exige muita atenção focada, mas é uma atividade de baixo esforço mental, depois de aprendida, claro”, explicou.

A especialista explica ainda que as tecnologias digitais de comunicação atrapalham o descanso por dois motivos: primeiro porque aceleram muito a chegada de informações e ficamos tentando processar tudo, e segundo porque está em todos os lugares, e ficamos tão habituados com isso que chegamos a nos sentir estranhos quando fazemos algo sem o celular na mão.

Dez tipos de Descanso para Recarregar as Energias:

Descansar vai além do simples ato de dormir, é um processo multifacetado que revitaliza o corpo e a mente. Se autoconhecer o suficiente a ponto de identificar qual o tipo de cansaço se está no momento é essencial para escolher como dedicar o tempo de descanso. Aqui estão 10 tipos de descanso que vão além de uma boa noite de sono:

Agende sua aula gratuita no Método SUPERA e conheça a ginástica para o cérebro!

Sair da versão mobile