SUPERA – Ginástica para o Cérebro

“Despertando 2024” reuniu mais de 650 pessoas em SP

“Despertando 2024” reuniu mais de 650 pessoas em SP - SUPERA - Ginástica para o Cérebro

Com casa lotada e palestras ricas em informações relevantes, a 6ª edição do evento “Despertando a sociedade para a saúde do cérebro”, realizado pelo SUPERA e ABG (Associação Brasileira de Gerontologia) foi um grande sucesso.

Mais de 650 pessoas puderam acompanhar gratuitamente no Teatro Gazeta, em São Paulo, 4 painéis sobre a importância da saúde do cérebro e os desafios relacionados ao envelhecimento e às demências, com destaque para a Doença de Alzheimer. Na modalidade online, até o fechamento dessa matéria, o evento teve mais de 10 mil visualizações.

Para assistir, CLIQUE AQUI.

Conteúdo

Dra. Jerusa Smid e Dra. Sônia Brucki abrem evento no Teatro Gazeta

A Dra. Jerusa Smid abriu o evento desmistificando a influência genética na Doença de Alzheimer, explicando que fatores como o estilo de vida e o ambiente também são relevantes para o desenvolvimento da doença. Em seguida, a Dra. Sonia Brucki apresentou os avanços terapêuticos, ressaltando os avanços no campo farmacológico e outras intervenções que podem retardar a progressão da doença.

Dra. Elaine Mateus discorre sobre os estigmas relacionados ao envelhecimento

A Professora Dra. Elaine Mateus e o Dr. Leandro Minozzo discutiram o “Plano Nacional de Demência”, abordando os estigmas e a necessidade de políticas públicas para garantir um atendimento adequado às pessoas com demência. A advogada Dra. Alexsandra Manoel Garcia complementou o tema ao falar sobre os direitos legais dessas pessoas, destacando a proteção necessária para idosos com e sem demência.

“Quanto mais tempo a estimulação cognitiva dura, maiores são os efeitos”, diz Dra. Thaís.

As professoras doutoras Mônica Yassuda e Thais Bento Lima discutiram o papel da estimulação cognitiva como ferramenta de prevenção, enfatizando a importância de manter o cérebro ativo como uma das ferramentas para evitar as demências.

Por fim, o “Diálogo entre Cuidadores”, com a Professora Thais Bento Lima e a jornalista Sylvia Barros trouxe à tona os desafios emocionais de cuidar de pessoas com Doença de Alzheimer, ressaltando a importância do acolhimento aos cuidadores. A sessão trouxe relatos emocionantes de quem vive diariamente os desafios de cuidar de pessoas com demência.

Responsabilidade social

“Este encontro foi uma oportunidade de promover um diálogo aberto e de reforçar que, com conhecimento, empatia e ação, podemos transformar a maneira como nossa sociedade encara o envelhecimento”, comenta o idealizado do evento, Luiz Moraes, diretor do SUPERA Online.

Thaís Bento Lima, também organizadora e parceira científica do evento, complementa: “A conscientização sobre doenças como a Doença de Alzheimer vai além do diagnóstico e tratamento. Trata-se de promover uma sociedade que acolhe e cuida, que entende a importância da prevenção por meio da estimulação cognitiva e do apoio aos cuidadores. Precisamos incentivar políticas públicas e práticas que garantam dignidade e qualidade de vida às pessoas com demência, além de combater os estigmas que ainda cercam essas condições. Esse compromisso deve ser coletivo”.

Sair da versão mobile