
No primeiro vídeo da série do Supera no Congresso Brain 2025, o médico neurologista Breno Barbosa conversa com a diretora pedagógica, Patrícia Lessa, sobre os desafios das doenças relacionadas ao cérebro no Brasil.
Em um bate-papo agradável, eles também falaram sobre a importância cognitiva nos moldes oferecidos pelo Supera para se proteger de doenças no envelhecimento, garantindo mais qualidade de vida com o passar dos anos. O médico muda o conceito de envelhecimento, explicando que a correlação entre envelhecimento e adoecimento não é, necessariamente, uma verdade absoluta.
Ele também trouxe dicas de por onde começar os cuidados com o cérebro, reforçando a importância de uma educação para a prevenção, destacando alguns fatores de risco evitáveis, considerando que quase 50% do caso de doenças demenciais poderiam ser evitados.
“Se atuarmos na prevenção dos fatores de risco, a gente está falando de uma grande contribuição pela nossa sociedade, para evitar que tenhamos maiores números de casos de demência. E, mais uma vez, aqui eu reforço o papel central das atividades de estimulação cognitiva, como uma medida, sim, que é capaz de prevenir ou de retardar o eventual surgimento de uma demência”, disse. e assista ao vídeo completo da entrevista.