SUPERA – Ginástica para o Cérebro

Crise financeira não afeta as franquias, diz especialista

Estudo da Rizzo Franchise revela que as franquias são hoje o investimento de menor risco existente e aponta as 100 melhores localidades para investir de maneira segura.

“Nos últimos 20 anos, em todos os planos econômicos e instabilidades financeiras que o Brasil já passou, as franquias sempre foram as últimas a entrar na crise e as primeiras a sair delas”. A declaração é do especialista em Franchise Marcus Rizzo, da Rizzo Franchise – que realiza pesquisas sobre o Franchise em todo o Brasil e América Latina.

Segundo ele, quem estava prestes a realizar investimentos e não querem arriscar agora em ações ou pacotes bancários devido à crise econômica mundial, pode seguramente investir seu capital numa franquia. “Enquanto 75% das pequenas empresas fecham suas portas até o 5º ano de atividade, apenas 8% das franquias não dão certo no mesmo período. Franquia é um negócio testado e que possui as menores taxas de mortalidade, por isso é hoje o investimento que apresenta o menor risco do mercado”, explica Rizzo.

2008

Para comprovar sua análise, a Rizzo Franchise está apresentando uma pesquisa com as 100 melhores cidades com potencial para investir em negócios que possuem menores tendências de instabilidade e mercado comprador latente e com possibilidade de alta. Os mais de 5 mil municípios brasileiros foram analisados pela Rizzo cruzando os dados de potencial de consumo de produtos e serviços com a oferta local dos produtos e serviços. O resultado é um ranking que aponta as melhores capitais, as melhores cidades de cada Estado e as melhores cidades não-capitais para investir nesta época de crise, com o ranking dos setores mais promissores em cada uma delas.

“Essa pesquisa traz alguns resultados surpreendentes, pois algumas cidades como São Paulo, por exemplo, trazem como primeiros colocados no ranking de melhores oportunidades para investir setores que já foram considerados por muitos investidores como saturados”, alerta o especialista em franquias. É o caso do setor de Educação e do setor Automotivo – dois grandes potenciais para crescimento segundo o estudo, que está deixando alguns empresários bastante otimistas, como Antonio Carlos Perpétuo, proprietário da franquia Método Supera – escola de ginástica para o cérebro, que está inaugurando sua primeira unidade na capital paulista e o proprietário da franquia Oficina Brasil, Carlos Coimbra, que oferece serviços automotivos especializados e já possui um bom número de unidades comercializadas, em processo de pré-inauguração.

Mesmo as franquias internacionais que, numa primeira análise do investidor podem não parecer ser uma boa oportunidade, devem crescer bastante no próximo ano, pois os investimentos que já foram realizados no Brasil oferecem uma estrutura sólida para quem deseja investir com segurança e respaldo de organizações que possuem uma grande rede mundial. Um dos exemplos é a Mail Boxes Etc. – franquia americana de Business Center (oferece diversos serviços a empresas e profissionais liberais) que possui quase 6 mil unidades no mundo e há 2 anos vem conquistando o mercado brasileiro.

Fonte: Portal Fator Brasil

Sair da versão mobile