A princípio, o contraturno é uma alternativa interessante para os pais que desejam uma educação mais completa para os filhos e que não têm com quem deixar as crianças fora do turno normal, em que elas têm aula. Nesse período, atividades extraclasse são incorporadas à programação dos pequenos, fazendo com que eles aproveitem melhor o seu tempo.
Nesse sentido, para entender um pouco melhor como funciona esse mecanismo e descobrir como ele beneficia as crianças, convidamos você a continuar a leitura até o final deste post. Aproveite!
O que é contraturno?
O contraturno está relacionado com o tempo dedicado às atividades extracurriculares, que são realizadas no turno contrário ao das aulas obrigatórias. Por isso, sua relevância para as crianças é tão grande que ele foi até inserido no projeto do Novo Ensino Médio, que já vem sendo incorporado desde 2021.
Quais são as vantagens para a criança?
De forma geral, o contraturno é muito benéfico como um meio de estimular a criança, facilitar o seu aprendizado e ajudar a desenvolver novas habilidades, como nos esportes, por exemplo. Entenda melhor!
Contribui para a melhor do rendimento escolar
As crianças têm uma experiência educacional mais imersiva no contraturno. Isso porque assuntos que eles aprendem na sala de aula, como matemática, podem ser praticados no outro período, associado a atividades mais prazerosas, como jogos, computação, atividades neuróbicas ou mesmo no cálculo de medidas proporcionais em receitas.
Possibilita uma formação integral dos alunos
Em contato com outras fontes de conhecimento, o aluno tem uma formação integral. Isso porque ele tem a oportunidade de interagir mais intensamente com outros ambientes e até mesmo com os colegas, professores e demais funcionários da escola.
Isso estimula o desenvolvimento da sua inteligência emocional e das suas habilidades sociais, importantíssimas para a vida adulta.
Constrói a formação cidadã dos estudantes
Nesse período de atividades extraclasse, as crianças entram em contato com diversas áreas de interesse que, muitas vezes, não estão disponíveis durante a aula. Isso inclui:
- literatura;
- cinema;
- tecnologia;
- jogos.
Tudo isso pode fomentar a sua cidadania, ajudar a desenvolver um compromisso social e até a desenvolver afinidade com causas sociais e ambientais, por exemplo. Isso pode ajudar a criança a “encontrar o seu lugar no mundo”.
Quais são as soluções educacionais para o período?
Cada escola aborda o contraturno de uma maneira diferente. Mas algumas atividades acabam sendo mais comuns, justamente por ajudarem a desenvolver aspectos importantes, como a concentração e a criatividade. Confira!
Formação bilíngue
A formação bilíngue é uma alternativa bastante frequente, justamente porque prepara a criança para estar em contato com outras culturas, outras oportunidades de trabalho e até outras perspectivas de pesquisa. Isso será fundamental na sua fase adulta.
Desenvolvimento cognitivo e socioemocional
O desenvolvimento cognitivo e socioemocional é o que vai fazer com que a criança aprenda a interagir com as suas atividades, pessoas, com as emoções delas e com as suas próprias emoções. Entender o comportamento humano não é uma tarefa fácil e desenvolver o cérebro é importante para o seu futuro, por isso é fundamental que eles aprendam desde cedo.
Pensamento computacional
O pensamento computacional é uma formação voltada para o futuro do mercado de trabalho. Assim, a tecnologia faz cada vez mais parte da nossa vida e as empresas demandarão pessoas que consigam “falar a mesma língua” em relação a isso. Então, quanto mais cedo os pequenos se familiarizarem com o assunto, melhor.
O contraturno é uma maneira de manter as crianças ocupadas, ao mesmo tempo em que elas continuam aprendendo e se desenvolvendo, mas sem uma sobrecarga e as cobranças das aulas obrigatórias.
E, se você gostou do que viu por aqui, leia também sobre Desenvolvimento do Cérebro!