SUPERA – Ginástica para o Cérebro

Concentração: o que fazer para melhorar?

É dúvida de muitos pais e professores: porque meu filho/aluno é tão desconcentrado e não presta atenção nas aulas? Se você já se perguntou isso ou viu que ao estudar seu filho ‘viaja’ e não foca no trabalho, você não é a única. Concentrar é a capacidade do aluno em manter seu pensamento em um único assunto, sem desvios para outras coisas.

A falta de concentração é um problema comum para muitos estudantes e pouco se tem feito para melhorar isso, seja em casa, seja nas escolas. Trabalhar em função da melhoria da concentração é difícil, mas não é impossível.

2011

É um processo de aprendizagem como os outros. Com treino adequado é possível se tornar uma pessoa mais concentrada e, assim, aproveitar melhor as informações, seja em uma conversa entre amigos, na sala de aula ou no preenchimento de um relatório. Alguns exercícios podem ser realizados com essa função de proporcionar melhorias nas condições da concentração. Seguem alguns exemplos:

– Jogos educativos: jogo da memória, paciência, blocos de construção, quebra-cabeças, entre outros;

– Assistir filmes, incluindo, filmes do cinema mudo;

– Desenhos animados;

– Video-game;

– Entre outros.

Exercícios físicos também são ótimas formas de manter a concentração. E manter hábitos de leitura e momentos de relaxamento também.

Mais concentrados, seus filhos e alunos compreenderão melhor os conteúdos passados e, consequentemente, se tornarão mais confiantes e ágeis não só nas questões ligadas ao colégio, mas nas respostas às perguntas do cotidiano.

Sair da versão mobile