Enem exige atenção e foco do estudante na hora da prova
O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), maior vestibular do país, será realizado em 5 e 6 de novembro e, a pouco menos de um mês para a bateria de provas, este é o momento de finalizar os estudos e preparar-se para dar conta das horas seguidas de avaliação.
Diversas universidades estaduais e federais aderem ao Enem como nota parcial do processo seletivo. Isso faz com que a disputa pela vaga nas instituições de ensino seja cada vez maior, por isso, garantir boas notas nas duas etapas da avaliação aumenta ainda mais a chance de ingressar em uma graduação.
Para o exame deste ano, a expectativa é de 9 milhões de estudantes. Com este número expressivo de participantes, o nervosismo começa a tomar conta do vestibulando que, na maioria das vezes, continua estudando faltando poucos dias para a primeira prova do Enem.
2016Para o professor de curso de pré-vestibular, Pierluigi Piazzi, esta última cartada não é recomendada. “Faltando apenas alguns dias para o exame, não é possível nenhuma medida a tão curto prazo para melhorar o desempenho. O ideal, portanto, é evitar tudo aquilo que puder prejudicar o resultado: não tentar aprender em cima da hora o que não foi aprendido até agora, fazer alguma atividade física leve, se alimentar de forma equilibrada e, principalmente, dormir bem”, revela.
O estudante deve atentar-se também à redação, que possui peso na nota final. Para isso, a orientação é compreender o tema abordado e desenvolver o que será escrito ao longo da realização das questões objetivas.
“Leia com atenção o desejado para a redação no começo da prova. Escreva uma lista com uma dúzia de palavras-chave que funcione como roteiro de seu desenvolvimento do tema e vá resolver as questões objetivas. Enquanto isso seu subconsciente vai elaborar a redação. No final deixe um tempo razoável para colocar no papel a redação que seu cérebro foi criando”, orienta o professor.
Como ter um bom desempenho no Enem
Para aumentar suas chances de se dar bem na prova do Enem, o SUPERA preparou algumas dicas para você:
- Demonstre domínio da Língua Portuguesa: o candidato deve demonstrar capacidade de se expressar bem, isto é, escrever um texto claro e bem estruturado;
- Compreenda a proposta da redação e aplique conceitos das várias áreas do conhecimento: analise com atenção o tema da redação e demonstre domínio em seus argumentos;
- Pratique exercícios para o cérebro ao longo dos dias. Isso vai relaxar seu cérebro e manter a memória em dia para o momento da prova;
- Cuide da saúde do seu corpo. Afinal, é preciso ter resistência para permanecer horas sobre a carteira;
- Alimente-se durante a prova. Leve chocolate e água são alimentos que dão energia para o seu cérebro manter o bom desempenho;
Na reta final, deixe o caderno de lado e procure aprimorar as habilidades do seu cérebro, pois é necessário ter muita concentração, atenção e agilidade de raciocínio na hora da avaliação.
Nesse sentido, os exercícios para o cérebro são grandes aliados. A estimulação cognitiva é capaz de potencializar as habilidades cerebrais por meio de desafios variados, constantes e gradativos.
O resultado dos exercícios para o cérebro é refletido em mais autoestima e autoconfiança, que influencia positivamente o processo de aprendizado.
Portanto, conquistar um cérebro mais ágil e pronto para encarar os desafios do Enem por meio da ginástica cerebral é uma alternativa saudável e aprovada cientificamente para melhorar o desempenho na hora da prova.