Como ser criativo depois de adulto? É possível ter mais desempenho mesmo ao longo do processo de envelhecimento do cérebro?
A resposta é: SIM!
Você com certeza já deve ter ouvido por aí ou até mesmo reproduzido as seguintes frases “Nossa, estou velho demais para isso”, “Velho é teimoso, não aprende mais não” ou até mesmo “Tem que aproveitar enquanto você é novo”. Todas essas falas, que estão na boca do povo têm um sério problema além do etarismo: são todas frases que não condizem com a verdade.
Como ser criativo depois de adulto?
É certo que com o tempo, o cérebro vai envelhecendo e é sim mais difícil o processo de assimilação, já que existe uma maior lentidão na atividade sináptica, ou seja, na comunicação das células neurais e na lentidão do fluxo chamado de axoplasmático, que sinalizam um tempo maior de trocas de informações entre o corpo do neurônio para gerar uma informação.
Isso não significa que as pessoas não possam aprender mesmo com a idade.
Para entender como ser criativo depois de adulto precisamos entender que, quando pensamos no processo de envelhecimento cognitivo, é necessário refletir também que os estímulos recebidos da infância até a velhice, nos tornam únicos e heterogêneos e influenciam em nosso desempenho cognitivo.
Por isso, os cuidados com a saúde do cérebro devem ser considerados durante todo o nosso processo de desenvolvimento, pois estamos interagindo constantemente com o nosso meio e otimizando o nosso processo de aprendizagem.
O mais importante para uma pessoa aprimorar seus conhecimentos e cuidar do seu cérebro, é estar aberto a aprender. Quando se escolhe se abrir para o novo e as infinitas possiblidades que o aprendizado pode gerar, as chances de criar e aprender aumentam ainda mais em qualquer idade. Afinal, aprender é um processo contínuo e não está relacionado à determinada fase da vida e sim à promoção do envelhecimento saudável e incentivo da aprendizagem ao longo da vida, visto que o ser humano está em constante construção, o que permite que sempre haja a possibilidade de adquirir novos conhecimentos.
Para mostrar que a idade não importa quando o assunto é aprendizagem e realização de sonhos, trouxemos algumas personalidades extraordinárias que realizaram seus incríveis feitos depois dos 40 anos:
5 personalidades que tiveram feitos incríveis depois dos 40:
- Charles Darwin: o cientista e pesquisador naturalista que dedicou a vida às suas teorias escreveu seu livro revolucionário e mais famoso “A Origem das Espécies”, que introduziu o conceito de seleção natural, aos 50 anos. Até hoje as suas ideias são difundidas.
- José Saramago: o escritor português ganhador do Nobel de Literatura já tinha publicado diversas obras, mas só chamou a atenção das pessoas aos 60 anos. O seu livro mais conhecido “Ensaio sobre a Cegueira”, foi escrito quando Saramago tinha 73 anos.
- Palmirinha: quem não conhece a querida e simpática Palmirinha? A cozinheira, conhecida por seu programa de culinária e carisma só conquistou seu primeiro programa aos 68 anos de idade.
- John Pemberton: de nome você não deve saber quem é, mas se dissermos que ele fez uma invenção que revolucionou o mercado de bebidas? Pemberton nada mais é do que o inventor da fórmula da Coca-Cola. Aos 55 anos, ele criou um xarope contra problemas de digestão e que proporcionaria uma quantidade de energia estimulante e revigorante. Assim nasceu o refrigerante mais famoso do mundo.
- Jane Fonda: a atriz que ficou mais conhecida pelos livros e vídeos de exercício, ganhou mais notoriedade aos 46 anos. Aos 54 anos, retirou-se da indústria do cinema para voltar apenas 14 anos mais tarde. Com 68, foi a estrela de uma conhecida campanha de cosméticos.
O que fazer para ser mais criativo
Mas afinal: como ser criativo depois de adulto? Estas personalidades mostram que não importa a idade, é sempre tempo de aprender e de realizar coisas maravilhosas. O SUPERA – Ginástica para o Cérebro tem um plano especial para quem tem mais de 40 anos.
Nesta faixa etária, a ginástica cerebral ajuda principalmente na melhora da concentração, atenção e a memória, impactando diretamente na assimilação de novos conteúdos. Afinal, aprender algo novo também é uma forma de prevenção contra as modificações cognitivas que acontecem ao longo do envelhecimento. Por isso, escolha aprender!