Será que os jogos desenvolvem habilidades?
Desde que nascemos, somos estimulados a utilizar todos os nossos cinco sentidos para desenvolver nosso sistema cognitivo, explorando novas perspectivas e sensações, capazes de nos fazer aperfeiçoar técnicas e competências. Assim, uma ferramenta muito importante para aprimorar as nossas habilidades é o jogo.
Alguns jogos têm o objetivo de ir além do entretenimento e induzir os jogadores a aprender um conteúdo ou habilidade, que incremente seus modelos mentais. E isso, possivelmente, enquanto se divertem.
Os jogos são importantes aliados na formação do indivíduo por tratarem de simulações com regras, ajudando na concentração, raciocínio lógico, memória, além de estimular a criatividade e autonomia, traduzindo vivências do cotidiano de forma lúdica e prática.
Além disso, são facilitadores na aprendizagem de idiomas, matemática e estratégia, ensinando quando bem utilizadas.
Já imaginou o seu filho com mais memória e concentração na escola? Conheça agora mesmo o SUPERA!
Como jogos desenvolvem habilidades
Além desses benefícios, eles auxiliam no desenvolvimento de outras habilidades, como:
- Paciência e perseverança: para chegar até o final do jogo e ser bem-sucedido, o jogador precisa não desistir e ter paciência para concluí-lo. Pessoas pacientes conseguem lidar com situações desafiadoras e têm êxito.
- Resolução de problemas: com os desafios e obstáculos que exigem planejamento, adaptabilidade e experimentação, os jogadores alteram suas percepções ou abordagens para encontrar soluções. Assim, eles conseguem lidar com situações de crise, desafios e conflitos, dando aos jogadores a capacidade de encontrar soluções criativas.
- Estratégia: pensar e agir de forma estratégica ajudam a lidar com diversas situações da vida, podendo, inclusive, ser fundamental no mercado de trabalho futuramente. Neste sentido, os jogos ensinam os jogadores a pensar de forma estratégica para progredir ou completar etapas dos jogos.
- Concentração: os jogos exigem concentração total do jogador para serem bem-sucedidos e as distrações são deixadas de lado para focarem e dedicarem total atenção à tarefa do jogo.
- Liderança: em caso de jogos que precisam de times e equipes, os jogadores costumam ter líderes designados para determinar suas estratégias e abordagens. Neste caso, cabe ao líder da equipe definir os tempos, se comunicar com outros, desenvolver estratégias, identificar pontos fortes e fracos da equipe, entre tantos outros. Essa habilidade é aprimorada com o tempo e podem se expandir para diferentes situações da vida.
- Habilidades sociais: ainda em caso de jogos que precisam de times e equipes, os jogadores precisam desenvolver habilidades sociais, como espírito esportivo e senso saudável de competição para interagir com os outros jogadores de uma forma agradável.
Apesar desses benefícios, é importante ressaltar que a influência dos jogos está ligada ao comportamento pessoal de cada indivíduo, que pode utilizá-los tanto de forma positiva, desenvolvendo eficientemente as habilidades quanto de forma negativa, não explorando suas competências e sendo utilizado para se isolarem e não desenvolvendo as competências sociais que também são essenciais.
Quando bem utilizados, os jogos só somam, com crianças, adolescentes, adultos e idosos aprendendo brincando.
No Método SUPERA, nossos alunos desenvolvem diversas habilidades por meio de diversos jogos que são a sensação de todas as idades.