Entenda o desenvolvimento do cérebro em cada faixa etária
Com os avanços da ciência, a o ser humano está cada vez mais consciente de seu processo de envelhecimento.
Para entender este processo, precisamos entender que o desenvolvimento do cérebro começa ainda na vida intrauterina, quando a herança biológica da genética começa a construir o novo ser humano.
Sobre essa estrutura pré-programada geneticamente agem os processos de aprendizado e memória posteriormente.
A neurocientista do SUPERA – Ginástica para o Cérebro, Livia Ciacci, explica que o cérebro nasce com muitas células neuronais. Segundo ela, na fase infantil existe uma quantidade excessiva de sinapses (conexões entre neurônios).
Esta abundância sináptica continua até o início da adolescência, quando então começa a ser reduzida.
“Crianças e adolescentes estão em uma fase conhecida como ‘janela de oportunidades’ porque tem uma grande facilidade para aprender, o que é reflexo da maior quantidade de sinapses e fatores de crescimento moldando os circuitos neuronais. A expressão da aprendizagem depende de sinapses”, explicou.
Cérebro plástico e desenvolvimento
Dizemos que o cérebro em desenvolvimento é plástico porque reorganiza padrões e sistemas de conexões sinápticas para adequar o crescimento do organismo às novas capacidades intelectuais e comportamentais.
Quando mencionamos que a partir de um certo momento as sinapses começam a reduzir, se trata de um fenômeno normal do desenvolvimento do sistema nervoso.
Esta perda neural é geneticamente programada, e junto com o aprendizado, permite o refinamento dos circuitos sinápticos, modelando o cérebro adolescente.
O cérebro da infância à adolescência
A neurocientista do SUPERA – Ginástica para o Cérebro, Livia Ciacci, explica ainda que o desenvolvimento comportamental vai acompanhando a maturação das células cerebrais.
No adolescente por exemplo, dois aspectos do comportamento chamam bastante atenção – a impulsividade e o tédio, e ambos estão relacionados ao momento de desenvolvimento cerebral.
“Na adolescência há um aumento da atividade dos circuitos que usam o neurotransmissor dopamina (responsável pela motivação para iniciar atividades).
Esse aumento faz com que os jovens sejam mais impulsivos e busquem atividades altamente estimulantes.
A resposta do corpo à essa dopamina presente nestes circuitos também é maior, explicando porque eles ficam mais entediados quando não estão em atividades estimulantes”, detalhou.
Quando os adolescentes vão se aproximando da vida adulta, por volta dos vinte e poucos anos, a maturação de outros circuitos e da área pré-frontal trazem uma melhor capacidade de autocontrole, neutralizando o comportamento impulsivo.
Como o cérebro envelhece? Quando a plasticidade começa a diminuir
As células em desenvolvimento têm maior capacidade de adaptação do que as maduras, o que faz o avanço da idade diminuir a plasticidade do cérebro que é a capacidade de mudar.
Entretanto ela não deixa de existir, a aprendizagem vai exigir mais esforço para se efetivar, mas é plenamente possível. Logo, os adultos e idosos não deixam de aprender, mas perdem um pouco das vantagens naturais.
Alguns autores constatam que, no período compreendido entre os 20 e 90 anos, o córtex cerebral perde de 10% a 20 % de massa, podendo variar dependendo da parte do cérebro em até 50%.
O que acontece quando o cérebro humano envelhece?
À medida que o cérebro envelhece, a atividade bioquímica dos neurotransmissores muda, ocorrendo diminuição no número de células nervosas, podendo variar entre perdas mínimas em uma região e prejuízos maiores em outras.
O peso do cérebro também muda no envelhecimento. Ocorre uma diminuição discreta na década dos 60 anos, com acentuação entre as décadas de 70 e 90 anos, com decréscimo de até 80% do peso.
Para entender como o cérebro envelhece precisamos ainda considerar que as transformações do tecido biológico por conta do envelhecimento são inevitáveis, mas a velocidade e a intensidade dependem diretamente do estilo de vida.
“Por exemplo, no envelhecimento o cérebro pode sofrer muito com a hipóxia (quantidade inadequada de oxigênio). Então se a pessoa possui alterações na estrutura do sistema circulatório, doenças crônicas não controladas e inatividade física, ocorrerá o declínio na circulação sanguínea e menor oxigênio chegando ao cérebro. O exercício físico e a atividade intelectual variada é de fundamental importância para a prevenção e a redução de alguns declínios com o envelhecimento no sistema nervoso”, alertou Livia Ciacci, neurocientista do SUPERA – Ginástica para o Cérebro.
Ainda segundo a especialista, a capacidade intelectual do indivíduo idoso pode ser mantida sem dano cerebral por mais de 80 anos, mesmo que existam algumas dificuldades de aprendizagens e esquecimentos sem importância. No fim das contas, o tipo de envelhecimento será reflexo das inter-relações sociais e individuais, resultantes das educações, trabalho, experiência de vida, cuidados com a saúde e se o cérebro está se mantendo ativo.
Neste contexto destaca-se a ginástica para o cérebro como ferramenta fundamental para a criação de reserva cognitiva e aumento da capacidade cerebral em diferentes cenários e idades.
Confira 3 mitos sobre o cérebro no processo de envelhecimento:
- “Inteligência é uma capacidade única” – na verdade, ela é um conjunto de muitas habilidades que se combinam.
- “Inteligência declina na velhice” – apenas algumas capacidades relacionadas a flexibilidade de ponto de vista e velocidade são afetadas. Todas as outras habilidades intelectuais ficam constantes ou até melhoram.
- “Idade é o fator mais crítico que influencia a deterioração intelectual” – Há pelo menos 7 fatores que exercem maior impacto do que a idade, sendo: Aptidão inata, nível de instrução educacional, treinamento profissional, ambiente estimulante, estado de saúde, motivação e sucesso na vida.
“Como todos esses fatores se desenrolam na vida de uma pessoa é o que levará ao resultado final da intelectualidade mantida no envelhecimento!”, concluiu a neurocientista do SUPERA.