Por outro lado, é possível prestar atenção em alguma atividade sem necessariamente concentrar-se nela a ponto de se desligar de todo o resto. Dessa forma, você pode escutar atentamente uma conversa, por exemplo, e estar ciente ao que acontece à sua volta.
Assim como a maioria das habilidades podem ser treinadas e aprimoradas, a atenção e a concentração também podem ser fortalecidas. Com apenas algumas mudanças de hábito você pode aprender a se concentrar em praticamente qualquer situação, até mesmo em um ambiente barulhento.
Quebre a rotina com música: a ciência já provou que é possível trabalhar ou estudar enquanto você ouve sua playlist favorita. Isso pode trazer sensação de bem-estar e faz com que os períodos de concentração e distração sejam alternados, que não permite uma rotina cansativa.
2015Mas, lembre-se: a trilha sonora deve ser conhecida, pois a intenção é relaxar e não permanecer envolvido demais com a música.
Faça cálculos no ábaco: exercitar a concentração não é uma tarefa fácil. Contudo, pode ser divertida e trazer muitos ensinamentos. Em algumas aulas de ginástica cerebral do SUPERA, o aluno é instruído a fazer os cálculos matemáticos no ábaco enquanto escuta sons de chuva, multidão… Nesta neuróbica (exercícios para os neurônios) o aluno aprende que o ganho da concentração é gradativo e que o treino com ábaco pode potencializar a concentração.
Organize o ambiente: por um lado, mesas desorganizadas podem ser aliadas na busca pela criatividade, mas se o seu objetivo é concluir as tarefas, a dica é manter a mesa organizada. Isso acontece porque o sistema nervoso tende a se espelhar no ambiente externo.
Forneça energia para o corpo e para o cérebro: uma dieta balanceada também é importante. Comer muitas fibras e quantidades moderadas de gordura e proteína, faz com que seu corpo gaste mais tempo na digestão. Isso faz com que a energia vá para o seu cérebro em um fluxo constante e moderado. Melhorando a performance e a capacidade de atenção e concentração a longo prazo.
Saiba a hora de dar uma pausa: para a neurociência, o cérebro consegue se manter concentrado em uma determinada tarefa no período máximo de 50 a 60 minutos. A dica é trabalhar durante esse tempo e depois fazer uma pequena pausa de 10 minutos. Dessa forma, as áreas que estão em atividade “descansam” para a próxima jornada.
Quer saber mais dicas para melhorar a concentração? Assista este vídeo da série produzida pelo SUPERA, Malhando a Cuca.