SUPERA – Ginástica para o Cérebro

Como fazer seu planejamento para 2018

Como fazer seu planejamento para 2018 - SUPERA - Ginástica para o CérebroMuitas vezes nossos dias são tão atribulados que nós até esquecemos o porquê de estarmos vivendo um dia após o outro! Mas se quisermos ter sucesso – seja na vida pessoal, profissional ou acadêmica – é preciso definir metas e objetivos. O nome disso é “planejamento”.

Quando usamos este termo, muita gente torce o nariz, acreditando ser uma tarefa chata, complicada e desnecessária. Porém, trata-se apenas de uma forma de organizar objetivos e a forma de chegar até cada um deles.

“Se você pretende escrever um livro, por exemplo, usar técnicas de planejamento pode te ajudar a reduzir tempo e esforço, fazendo com que o processo seja mais rápido. O que você faria em 5 anos, pode fazer em 5 meses com um planejamento bem executado”, conta Geomacel Carvalho, especialista em ginástica para o cérebro do Método SUPERA Ginástica para o Cérebro. 

Ele complementa dizendo que é possível aplicarmos planejamento para praticamente qualquer coisa na vida: carreira, independência financeira, desenvolvimento pessoal, perda de peso, saúde, abertura de empresa e outros mais diversos assuntos.

2018

Para te ajudar a traçar seu planejamento para 2018, Geomacel listou cinco dos pontos mais importantes:

1 – Trace seus objetivos – O que você quer? Em quanto tempo você pretende alcançar essa meta? O que é preciso para conseguir? Se limite a um pequeno número de metas por vez para não ficar sobrecarregado.

Para se ter uma ideia da importância de descrever os objetivos: foi feita uma pesquisa na Universidade de Toronto com 700 estudantes que fizeram exercícios curtos de escrita durante dois anos. A ideia era que eles pensassem sobre suas vidas, especialmente sobre momentos decisivos do passado. Depois, eles deveriam usar essas memórias para escrever um passo a passo que os ajudasse a alcançar seus objetivos. E, no fim do período de dois anos, os resultados mostraram que os estudantes que escreveram esses objetivos conseguiram notas melhores.

2 – Se organize – A ideia é ter as ideias colocadas de maneira clara e precisa. Para isso, você pode usar planilhas, listas ou até mesmo aplicativos para celulares e tablets, como o MindMeister, Evernote ou Metas de Vida.

3 – Use os recursos a seu favor – Explore o que você tem à disposição. Por exemplo: você quer comprar uma casa, mas seu salário não é suficiente? Use seus talentos para obter alguma renda extra.

4 – Mantenha-se motivado – É normal ás vezes se sentir desanimado e cansado, mas não se deixe levar com essa sensação. Lembre-se dos seus objetivos e como será gratificante alcança-los. Não desista!

5 – Treine seu cérebro – Com a ginástica para o cérebro, nós potencializamos nossas habilidades cognitivas, como o foco, por exemplo, necessário para o cumprimento de nossas metas. Com a prática do ábaco, uma das ferramentas do curso do SUPERA, os alunos potencializam a disciplina (capacidade de se manter focado nas tarefas necessárias para concretização de uma meta sem se desviar e sem perder a motivação) e para alcançarmos nossos objetivos, temos que ser disciplinados em nossos atos do cotidiano, pois são os pequenos atos feitos regularmente que irão nos direcionar para os nossos objetivos e, assim, fazer do planejamento para 2018 um grande sucesso. 

Sair da versão mobile