Da mesma maneira que fazemos com os músculos, exercitar o cérebro também é fundamental para potencializar os estudos e aumentar a capacidade cognitiva. Ainda que essa atividade seja importante, muitas pessoas não sabem como exercitar o cérebro. Por isso, preparamos este artigo com relevantes orientações práticas.
Se você tem interesse pelo assunto e deseja conhecer 5 atividades que você pode inserir em seu dia a dia para exercitar a mente, continue a leitura deste post e confira os detalhes. Não perca!
1. Pratique jogos estimulantes
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o cérebro de homens e mulheres podem ser treinados por meio de tarefas divertidas, afinal, existem algumas brincadeiras que contam com a capacidade de estimular o desenvolvimento cognitivo e que, inclusive, aumentam a capacidade intelectual.
Hoje em dia, você pode achar esse tipo de jogo em forma de aplicativos próprios para dispositivos eletrônicos, mas os jogos tradicionais também são excelentes opções, como os quebra-cabeças, jogos de memória e palavras-cruzadas, uma vez que eles estimulam a memorização de posições, imagens e termos para que a tarefa seja cumprida. Por isso, eles são excelentes aliados na rotina.
2. Leia textos com temas variados
Mais uma recomendação sobre como exercitar o cérebro é praticar a leitura frequente. Esse hábito é muito importante para novos conhecimentos, além de ajudar na expansão do vocabulário, realização de associações e exercício da interpretação.
O mais indicado, para gerar novos estímulos constantemente, é variar os temas que são abordados na leitura e as fontes de consulta. Por isso, procure intercalar leituras em livros, jornais, revistas, tutoriais e outros.
3. Exercite o corpo
Exercitar o corpo e se manter em movimento é uma boa forma de também obter ganhos para a saúde mental, especialmente os exercícios aeróbicos que aumentam a oxigenação do cérebro e o gasto energético — o que ajuda na ampliação da capacidade cognitiva.
Existem diversas modalidades de esportes para escolher, como natação, luta, dança, corrida e ciclismo. Contudo, lembre-se que depois de praticar essas atividades é importante dormir bem para assegurar que todas as partes do corpo consigam se recuperar.
4. Evite distrações
No momento de estudar é fundamental evitar distrações. Por isso, é importante desligar a TV, desativar as notificações do celular e evitar comer, por exemplo, para que toda a atenção seja voltada para os estudos.
5. Faça desafios diferentes
Procurar sair da rotina para cumprir tarefas distintas também pode ajudar a exercitar o cérebro e a memória. Resolver problemas matemáticos, por exemplo, ajuda tanto quem tem facilidade com a matéria quanto quem não gosta de cálculo.
No entanto, existem outras atividades que fazem com que a sua mente saia da zona de conforto, como fazer atividades com a mão não dominante (como pintar, escovar os dentes ou escrever), percorrer caminhos diferentes para ir a locais que você costuma frequentar, entre outras.
Agora que você já conhece 5 maneiras práticas de exercitar o seu cérebro, coloque as nossas dicas em prática no seu dia a dia para aumentar a sua capacidade cognitiva e ter um aprendizado de sucesso!
Conheça também as aulas de ginástica para o cérebro do SUPERA que são muito divertidas e diferentes de tudo o que você já viu!