SUPERA – Ginástica para o Cérebro

Como estudar com meu filho

Como estudar com meu filho - SUPERA - Ginástica para o Cérebro

Pais podem ajudar os filhos a construir memórias para aprender melhor

Como estudar com meu filho – dicas preciosas de especialista!

Comensalismo, inquilinismo e parasitismo… Planalto, planície e depressão… jesuítas, senhores feudais e …. Quem mais poderia ajudar nosso cérebro a memorizar tantos conceitos, sobretudo quando entramos em contato com eles pela primeira vez aos nove anos de idade?

Este é o desafio de toda criança e… um desafio também para mães e pais que se dedicam a estudar com os filhos. 

Segundo a especialista em desenvolvimento cognitivo do SUPERA Ginástica para o Cérebro, Solange Jacob, nós não conseguimos aprender coisas extremamente novas.

“Conseguimos aprender coisas que envolvam memórias e memórias que já estejam no meu cérebro, as memórias construídas e as que ainda possam ser reconstruídas em termos sensoriais”, explica Jacob

Mas… se precisamos de memória para aprender, como aprendemos quando ainda somos pequenos e não temos muitas memórias consolidadas?

A seguir, Solange Jacob fala sobre como estudar com os filhos. A partir destas estratégias, você poderá ajudá-lo a criar e a consolidar memórias. Construindo memórias, ele conseguirá lembrar do que estudou na hora da prova.

2017

Mas antes de começar, a especialista chama a atenção para um aspecto importante dos momentos de estudos: o ambiente.

O ambiente é o responsável pela reorganização das memórias desde o nascimento. Isto é fundamental para entender como as memórias se organizam no cérebro e como elas vão ser reorganizadas ao longo da vida, com mais ou menos flexibilidade, de forma superficial ou de forma mais intensa?

Considerando este ponto, vamos às dicas:

 

Sair da versão mobile