SUPERA – Ginástica para o Cérebro

Como ensinar seu filho a ter limites

Ensinar limites à criança faz com que o cérebro aprenda sobre o que é autocontrole e respeito

como-ensinar-o-seu-filho-a-ter-limitesEnsinar limites – Você já ouviu falar em cérebro executivo? Cérebro executivo é um cérebro capaz de ter controle, ser flexível e ter boa memória de trabalho, funções essenciais para o aprendizado e para a vida.

Todos nós nascemos com potencial para desenvolver capacidades que nos permitem controlar impulsos, fazer planos, manter o foco e organizar as informações que nosso cérebro retém na memória.

Ao contrário do que muita gente pensa, não se trata apenas de aprender a linguagem, números ou cores. As crianças precisam estar aptas a trabalhar efetivamente com outras pessoas, ignorar distrações e lidar com múltiplas demandas.

Segundo Solange Jacob, especialista em funções executivas do cérebro e Diretora Pedagógica Nacional do Método SUPERA, as funções executivas consistem em um conjunto de processos cognitivos que se dão no córtex pré-frontal do cérebro.

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“Funções executivas são um grupo de habilidades que nos ajudam a focar em múltiplos fluxos de informação ao mesmo tempo, monitorar erros, tomar decisões com base em informações disponíveis, rever planos e, se necessário, resistir à tentação de deixar a frustração nos conduzir a ações precipitadas”, explica a especialista.

Pesquisadores acreditam que neste processo estão envolvidas três categorias de competências: controle inibitório, memória de trabalho e flexibilidade cognitiva.

Para compreender, considere este exemplo: uma criança precisa se revezar com outras em alguma atividade. Então, em primeiro lugar, ela precisa ter controle inibitório, porque terá que parar tudo o que estiver fazendo e deixar a outra criança ter a vez. Mas, quando for a sua vez novamente, vai precisar lembrar o que estava fazendo na rodada anterior. Isso está na memória de trabalho.

Em uma brincadeira em que várias crianças precisam repetir uma sequência de gestos, como por exemplo no “Passa-Anel”, se uma delas errar, a criança que for realizar a sequência depois, não pode se perder. Para isso, ela precisa ter o que chamamos de flexibilidade cognitiva.

Para desenvolver as funções cognitivas do seu filho, fique atento ao seu relacionamento com ele

Em casa, os pais podem ajudar – e muito! – os filhos a desenvolverem suas habilidades. Veja as dicas de Solange Jacob:

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