Ensinar limites à criança faz com que o cérebro aprenda sobre o que é autocontrole e respeito
Todos nós nascemos com potencial para desenvolver capacidades que nos permitem controlar impulsos, fazer planos, manter o foco e organizar as informações que nosso cérebro retém na memória.
Ao contrário do que muita gente pensa, não se trata apenas de aprender a linguagem, números ou cores. As crianças precisam estar aptas a trabalhar efetivamente com outras pessoas, ignorar distrações e lidar com múltiplas demandas.
Segundo Solange Jacob, especialista em funções executivas do cérebro e Diretora Pedagógica Nacional do Método SUPERA, as funções executivas consistem em um conjunto de processos cognitivos que se dão no córtex pré-frontal do cérebro.
2016“Funções executivas são um grupo de habilidades que nos ajudam a focar em múltiplos fluxos de informação ao mesmo tempo, monitorar erros, tomar decisões com base em informações disponíveis, rever planos e, se necessário, resistir à tentação de deixar a frustração nos conduzir a ações precipitadas”, explica a especialista.
Pesquisadores acreditam que neste processo estão envolvidas três categorias de competências: controle inibitório, memória de trabalho e flexibilidade cognitiva.
Para compreender, considere este exemplo: uma criança precisa se revezar com outras em alguma atividade. Então, em primeiro lugar, ela precisa ter controle inibitório, porque terá que parar tudo o que estiver fazendo e deixar a outra criança ter a vez. Mas, quando for a sua vez novamente, vai precisar lembrar o que estava fazendo na rodada anterior. Isso está na memória de trabalho.
Em uma brincadeira em que várias crianças precisam repetir uma sequência de gestos, como por exemplo no “Passa-Anel”, se uma delas errar, a criança que for realizar a sequência depois, não pode se perder. Para isso, ela precisa ter o que chamamos de flexibilidade cognitiva.
Para desenvolver as funções cognitivas do seu filho, fique atento ao seu relacionamento com ele
Em casa, os pais podem ajudar – e muito! – os filhos a desenvolverem suas habilidades. Veja as dicas de Solange Jacob:
- Mantenha uma relação positiva com seu filho para ajudá-lo a se preparar melhor para lidar com situações estressantes, o que, por sua vez, o ajudará a desenvolver suas funções executivas.
- Seja afetuoso e sensível às necessidades do seu filho.
- Use métodos brandos de disciplina tais como o diálogo e sugestões, principalmente quando você quiser que ele faça ou deixe de fazer alguma coisa.
- Incentive seu filho a ser independente, ajudando-o em suas atividades somente quando ele precisar.
- Tente manter as atividades domésticas e rotinas consistentes e organizadas.
- Incentive-o a se envolver em brincadeiras sociais de faz-de-conta com outras crianças (especialmente brincadeiras onde ele precise assumir um papel e se adaptar à “história” conforme ela vai mudando).
- Escolha jogos para o cérebro no computador que ajudem a desenvolver as funções executivas.
- Incentive seu filho a fazer meditação, música, artes marciais, dança, ginástica cerebral ou atividades aeróbicas. Escolha atividades que sejam suficientemente desafiadoras para mantê-lo motivado.
- Pergunte ao professor da pré-escola ou da educação infantil como ele está se ajustando ao participar das atividades diárias (por exemplo, seguir instruções, controlar seus impulsos).