SUPERA – Ginástica para o Cérebro

Cerveja pode favorecer criatividade

Reprodução da internet

Reprodução da internet

A cerveja é uma das bebidas mais consumidas no mundo, principalmente durante o carnaval… Pensando nisso, uma cervejaria e uma agência de publicidade dinamarquesas se apoiaram em um estudo científico para produzir uma cerveja que promete melhorar a criatividade.

O estudo que inspirou o projeto foi publicado há dois anos na revista Consciousness and Cognition. Para a idealizadora do produto, a professora Jennifer Wiley, da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, ingerir bebida alcoólica na dose certa deixa a mente mais criativa.

2015

O nível exato de álcool no sangue para favorecer a criatividade seria de 0,075% em homens, abaixo do limite legal para dirigir nos Estados Unidos (0,08%). O estudo dividiu dois grupos de pessoas: as que ingeriram uma pequena dose de bebida alcoólica e as que permaneceram sóbrias.

Após analisar os níveis de atenção, a pesquisadora concluiu que os participantes ligeiramente embriagados foram capazes de pensar em respostas para um determinado problema em menos tempo do que os sóbrios. Isso significa que o cérebro pode atingir picos criativos se estimulado com quantidades determinadas da bebida, que variam de acordo com o peso da pessoa que vai ingeri-la.

Na Dinamarca, a agência de publicidade CP+B Copenhagen trabalha em parceria com a cervejaria Rocket Brewing para produzir a cerveja “The Problem Solver” (A solução para seus problemas, em tradução criativa!) que afirma deixar o consumidor mais criativo sem embriagá-lo.

A garrafa possui um indicador com a medida ideal a ser ingerida de acordo com o peso. O anúncio da bebida traz a seguinte mensagem: “Cuidado: Apreciar na quantidade vai melhorar seu pensamento criativo. Beber em excesso provavelmente terá efeito contrário!”. Aliás, lembra o estudo de Wiley, “quem fica bêbado tem mais chances de cometer erros”.

Outros meios para estimular a criatividade

Curiosidades a parte, desenvolver esta habilidade do cérebro não parece ser tão fácil, senão todos seríamos muito criativos, não é mesmo?

Mas uma das formas de melhorar sua capacidade criativa, de forma saudável e sem riscos à saúde, é proporcionar ao cérebro atividades variadas, novas e desafiadoras.

Praticar exercícios para o cérebro aumenta a quantidade e a qualidade de sinapses e, de um modo geral, a capacidade de processamento cerebral.

Algumas pesquisas mostram que vivências diversas estimulam conexões neurais, aumentando nossa capacidade de criar e resolver problemas. Em outras palavras, tirar o cérebro da zona de conforto é a principal receita para deixar a criatividade “fluir” no cérebro.

Sair da versão mobile