Para todo mundo, o último mês do ano é sinônimo de férias e descanso. E a melhor parte disso é que, atividades de lazer, são fortes aliadas do cérebro, porque elas ajuda a estimular a memória, o raciocínio e a criatividade.
Sem as preocupações com a rotina de estudos e trabalho, você pode exercitar seus neurônios brincando e começar o ano novo com o cérebro funcionando em alta performance.
Tanto as crianças quanto os adultos podem procurar jogos de tabuleiro, jogos virtuais e brincadeiras em grupo que divertem desenvolvendo habilidades cognitivas e socioemocionais importantes para a vida prática.
Para crianças, queimada, frescobol, jogo da vida, banco imobiliário, blokus, resta um, pega-pega e esconde-esconde são alguns dos exemplos de brincadeiras que estimulam o cérebro. Prestar atenção em uma jogada, obedecer as regras do jogo e ter que esperar a vez do adversários treinam a atenção, o controle da ansiedade e atitudes comportamentais.
2014Para os adultos, além dos jogos hoje disponíveis na internet, existem as revistas de palavras cruzadas, caça-palavras e sudoku.
Jogos para o cérebro
Agora, confira o que alguns dos jogos específicos para o cérebro ajudam a desenvolver:
Sudoku: jogo de lógica que permite exercer o cálculo, o raciocínio numérico, a atenção e a percepção visual;
Tangram: este jogo vai estimular a percepção viso-espacial, pois faz com que a pessoa crie uma imagem mental do resultado final a ser alcançado, enquanto busca as jogadas necessárias ;
Jogos de tabuleiro: estes jogos promovem a interação entre os participantes e estimulam a memória e a agilidade de raciocínio. Os mais comuns são Resta Um, jogo da memória, Imagem e Ação, jogo da velha, Banco Imobiliário e Detetive.
Estes jogos fazem parte das aulas de exercícios para o cérebro do SUPERA. Além do ábaco e das apostilas com desafios lógicos, os educadores organizam dinâmicas de grupo e proporcionam momentos de diversão associada a aprendizados.
Aluno nota 10 – aprendendo com jogos
O jeito dinâmico e prazeroso de aprender faz toda a diferença no boletim de Jhonatam Edwards, 8 anos, aluno do SUPERA Cuiabá (MT).
“Depois que meu filho começou a fazer SUPERA, teve uma melhora de 80% no aprendizado na escola. Ele era o último colocado no colégio, mas agora conseguiu alcançar o 4º lugar com as melhores notas. Recomendo o SUPERA, pois ajudou muito filho e pode ajudar os filhos de muitas mães”, conta a mãe de Jhonatam, Jéssica Brioschi.
Uma criança estimulada no período de descanso estará mais ágil para as atividades escolares do próximo ano e terá também a chance de um rendimento maior.
É visível o desempenho daqueles que recebem estímulo de leitura e jogos em casa e, principalmente, na companhia dos pais, porque também estreitam os vínculos e desenvolvem capacidade de cultivar bons relacionamentos.