Dentre as principais fontes desse nutriente, estão os alimentos de origem animal, tais como as carnes vermelhas, principalmente o fígado, frango, peixes, ovos e alimentos lácteos.
2016Aos vegetarianos que seguem uma dieta sem alimentos de origem animal, os níveis de vitamina B12 podem ser mantidos com a suplementação por meio de cápsulas ou injetável. Os suplementos orais são elaborados em laboratório a partir da cultura de bactérias.
Lembrando que a reposição da vitamina deve ser prescrita por um médico. A dosagem também vai depender da recomendação do especialista, assim como a frequência necessária para suprir essa necessidade.
Contudo, seguir uma alimentação vegetariana equilibrada e com a devida suplementação de vitamina B12 é capaz de prevenir doenças cada vez mais comuns, como diabetes, obesidade e problemas cardíacos.
A vitamina no cérebro
A vitamina B12 é importante para formar a capa que envolve os nervos, denominada mielina. Quando ela está deficiente, a função dos neurônios fica prejudicada, a pessoa perde vigor mental (concentração, memória e atenção), pode ter depressão e alterações que simulam problemas psiquiátricos, como transtorno obsessivo compulsivo.
Segundo uma grande pesquisa, quase 25% de todas as pessoas, entre as idades de 60 e 69 anos, têm deficiência de vitamina B 12, como também 40% de todas as pessoas acima de 80 anos.
A principal razão para isso é que a substância que degrada a B 13 em seu estômago — o ácido clorídrico —diminui à medida que você envelhece. A deficiência de B 12 pode reproduzir os mesmos sinais clássicos do declínio cognitivo associado ao envelhecimento: falhas de memória, redução da capacidade de raciocínio e distúrbios do humor.