SUPERA – Ginástica para o Cérebro

Confira as melhores atividades recreativas para as crianças!

As atividades recreativas contribuem para o desenvolvimento psicomotor e psicossocial das crianças e até dos idosos. Então, é importante levar a sério os intervalos para brincadeira desse público. Afinal, esses momentos transmitem conhecimento para eles, o que pode ser positivo ou negativo.

Isto é, tudo depende da maneira como cada um conduz as atividades recreativas. E, claro, de quais delas são escolhidas para entreter e ainda ensinar. Isso porque é importante afastar a preguiça, que dificulta a prática das brincadeiras.

Pensando nisso, preparamos este post com alguns exemplos de atividades recreativas que podem divertir as crianças e os idosos. Continue a leitura e fique por dentro!

Aulas de mágica

O universo da mágica chama atenção de diversas pessoas. Não é à toa que rende diversas produções audiovisuais, ingressos em circos e outros tipos de apresentações. Assim, oferecer aulas de mágica para crianças é uma ideia interessante para prender a atenção desse público.

Além disso, o ensino de mágica oferece outros benefícios, como melhora da memória, desenvolvimento da imaginação, raciocínio rápido, habilidade motora etc. O desafio é conseguir tornar esse momento atrativo o suficiente para prender a atenção. Assim, saiba que existem cursos voltados para esse tipo de atividade intelectual.

Acerte o alvo

Que tal uma brincadeira simples de ser executada em casa? Um exemplo disso é a de acerte o alvo, em que os participantes se desafiam corporalmente, a partir de uma distância específica, para acertar o alvo.

Desse jeito, é preciso escolher a melhor posição para atingir o objetivo do jogo, o que também funciona como uma atividade física. Um dos principais benefícios desse desafio é que ele pode ser praticado com qualquer recurso de casa. Por exemplo, você pode brincar na areia, mesa etc.

A caçada

Outra atividade recreativa clássica no universo infantil é a caçada. Já colocou em prática? Uma das mais tradicionais é a caça ao tesouro, em que os participantes devem procuram um objeto em um local específico.

Desse jeito, crianças e idosos conseguem aprender mais sobre o espaço que convivem e sobre observação. Afinal, são esses aspectos que possibilitam o encontro do objeto escondido. Uma das recomendações ao brincar de caçada é contar com objetos sensoriais, como áspero, macio, liso, aveludado e muito mais.

Cabana

Brincar de cabana não apenas contribui para o desenvolvimento das crianças, mas também para a maior conexão delas com os adultos. Isso porque esse momento pode servir para contação de histórias e até como um cantinho de leitura. Tudo depende da criatividade e do interesse dos participantes.

Então, o que achou dos exemplos das atividades recreativas listadas? A maioria delas é mais voltada para as crianças, mas você também pode adaptá-las para os idosos, se desejado. Assim, é possível estimular o desenvolvimento psicomotor e psicossocial desse público e proporcionar uma vida mais saudável.

O nosso conteúdo foi útil para sanar suas dúvidas sobre atividades recreativas para idosos e crianças? Aproveite para conferir o artigo sobre envelhecimento cerebral no nosso site!

Sair da versão mobile