Com a melhora na situação da pandemia do Covid-19 e o relaxamento do isolamento social, já é possível começar a pensar na retomada de diversas tarefas — o que inclui as atividades para idosos. Sabemos como essa faixa etária sofreu com as consequências da falta de socialização, bem como com a ansiedade causada pelo risco maior representado pelo vírus.
Para ajudar nessa “volta ao normal” e na saúde física e mental dos nossos idosos, listamos algumas atividades que podem ser feitas e que vão fazer muito bem para a saúde física e mental das pessoas 60+. Confira e anime-se!
Por que apostar nas atividades para idosos?
O corpo e a mente humana não foram feitos para ficar parados. Com o passar nos anos, é normal que o organismo não reaja da mesma forma, mas, ainda assim, ele precisa de estímulos para continuar saudável. Por meio dos exercícios físicos adequados, é possível manter o corpo ativo, sem dores e com as doenças comuns da idade mais controladas.
Com o cérebro acontece a mesma coisa: atividades intelectuais ajudam a nossa mente a ficar ativa, de modo que contribuem para o combate ao envelhecimento cerebral.
Quais as atividades mais indicadas para as pessoas 60+?
Já é conhecida a importância de se manter ativo mesmo nas fases mais tardias da vida, mas, às vezes, podem faltar ideias para isso. Então confira as sugestões a seguir! Elas estão dividas de acordo com os benefícios físicos, sociais e mentais. A melhor estratégia é escolher uma atividade (ou mais) de cada grupo, para garantir ainda mais bem-estar e qualidade de vida.
Atividades físicas
Manter uma rotina de exercícios físicos é fundamental para a saúde corporal ao longo de toda a vida e para a manutenção bem-estar. Isso também contribui para as capacidades cognitivas — a atividade física, para o cérebro, pode trazer muitos benefícios. Algumas ideias para idosos são:
- Natação e hidroginástica: os exercícios na água têm a vantagem de serem de baixo impacto. Por isso, são ideais para quem sente dores nas articulações e trazem um risco reduzido de lesões;
- Caminhada ao ar livre: é um excelente exercício aeróbico, que ajuda a controlar a pressão arterial e proteger o coração. Além disso, vai fazer muito bem sair de casa e ver as pessoas e os arredores, não é?
- Academia: hoje em dia, as academias oferecem muitas atividades que podem (e devem) ser feitas por idosos, como a dança e o alongamento. Além da segurança do acompanhamento profissional, a socialização é garantida!
Atividades mentais ou cerebrais
Atividades específicas para estimular a cognição são grandes aliadas da sua saúde mental, e não estamos falando apenas sobre ansiedade, estresse ou depressão. Tê-las como hábito vai ajudar a melhorar a memória e pode até mesmo prevenir doenças cognitivas. Alguns exemplos são:
- jogos de raciocínio lógico;
- quebra-cabeça;
- palavras-cruzadas.
A meditação também entra nessa lista, e tem como benefícios acalmar a mente, reduzir dores físicas, aumentar o poder de concentração, diminuir o estresse e muito mais! Ela, inclusive, tem reconhecimento científico como uma prática benéfica para o cérebro.
Atividades sociais
Não fomos feitos para viver isolados — e a pandemia certamente reafirmou isso. Estar junto das pessoas que você gosta mantém o cérebro ativo, e até mesmo simples conversas são capazes de estimular as funções cognitivas.
Conviver em comunidade também aumenta a sensação de pertencimento, o bem-estar e a autoestima. Então, coloque na sua agenda regularmente:
- encontros com a família;
- encontros com amigos;
- jogos em grupo.
Viu só como algumas atividades para idosos são fáceis de realizar? Os benefícios são realmente incontáveis para o bem-estar, a qualidade de vida e a saúde, de forma geral. Por isso, adote novos hábitos ainda em 2022 e aproveite o melhor que a vida tem a oferecer!
Para continuar aprendendo sobre saúde para pessoas 60+, confira no nosso este conteúdo sobre a rotina do idoso!