SUPERA – Ginástica para o Cérebro

As doenças do cérebro

Algumas atividades que você se propõe a fazer podem trazer excelentes resultados para a saúde do seu cérebro, tanto na prevenção quanto no tratamento de doenças, como as perdas de memória e até o Alzheimer. Neuropsiquiatras e terapeutas já utilizam jogos educativos, como o sudoku e o tangran como “aparelhos” de ginástica cerebral.

Estimular o cérebro com neuróbicas, por exemplo, é uma forma de dar cada vez mais informações ao cérebro e, assim, ele fica mais sedento por novas informações. Ou seja, quanto mais você exercita o cérebro, mais ele quer ser exercitado, criando novas ligações entre eles, as sinapses.

2011

O mal de Alzheimer é uma doença degenerativa que atinge cerca de 1 milhão de brasileiros. É uma doença que atinge, em sua maioria, idosos com mais de 60 anos e não há cura total, apenas o tratamento que visa melhorar a qualidade de vida do portador, retardar o declínio cognitivo, amenizar os sintomas e controlar as alterações de comportamento.

Os lapsos de memória também podem ser resposta de um cérebro sem treinamento, que já está tomado pelo sedentarismo e pelo comodismo. Não se lembrar de nomes de pessoas, coisas que você fez ou comeu apontam que seu cérebro está preguiçoso e que a ginástica cerebral resolveria grande parte deste problema. A ginástica cerebral também previne esses esquecimentos. 

Outra dica importante para garantir que o cérebro fique saudável é uma dieta equilibrada e a prática de exercícios físicos.  Assim, você conserva por mais tempo a sanidade do seu cérebro e vive com mais qualidade de vida.

Sair da versão mobile