SUPERA – Ginástica para o Cérebro

Aprendizagem na pandemia: 5 exercícios para aumentar a motivação e minimizar o retrocesso escolar

Com o retorno gradativo às aulas presenciais em alguns municípios, estudantes brasileiros precisam hoje, mais do que nunca, de um estímulo extra para despertar o cérebro e retomar o desempenho escolar.

Neste contexto é importante entender que o nosso cérebro tem uma tendência a ser “preguiçoso”, ou seja: quanto menos é estimulado, menos tende a oferecer.

“Isso explica por que muitas crianças se sentem desmotivadas neste período. A ausência de interação social e de perspectivas de retorno à normalidade coloca as crianças em um estado de espera permanente, em que o interesse pelo conteúdo escolar não é mais o mesmo do começo da pandemia”, alertou Patrícia Lessa, Diretora Pedagógica do SUPERA.

A importância das neuróbicas

Neuróbicas são atividades que visam tornar o cérebro mais ágil e flexível, no sentido de ampliar as possibilidades na busca de novos caminhos para a realização das ações cotidianas.

Assim como as demais modalidades de ginástica para o cérebro, as neuróbicas envolvem desde exercícios simples, que podem ser baseados em situações diárias, até os desafios mais complexos. Confira algumas situações cotidianas que podem contribuir no processo de “despertar o cérebro”:

  1. Ler, mas com o livro na mão – Atenção plena, concentração, memória operacional e reserva cognitiva: são inúmeros os ganhos da leitura regular. “Pegar o livro nas mãos e ler, página por página, se concentrando no conteúdo ou até mesmo aproveitando o cheiro de um livro novo, percebendo suas páginas, cores, material gráfico e ilustrações: tudo isso ajuda o cérebro a entrar em um estado de concentração que contribui para o processo de armazenagem de informações”, explicou a especialista.

01 – Use o relógio de pulso no braço direito (ou no braço esquerdo, se for canhoto);

02 – Escove os dentes ou escreva em uma folha de papel com a mão contrária da de costume, concentre-se nos pormenores que você nunca havia reparado;

03 – Ande pela casa de trás para frente; (na China há muitas pessoas que treinam isso em parques);

04 – Se vista de olhos fechados;

Exercitar nosso cérebro sistematicamente de diversas maneiras é tão importante quanto o exercício aeróbico para o nosso corpo. Tudo o que fazemos envolvendo novidade, variedade e desafio estimula o cérebro e pode contribuir para a criação de capacidade e reserva cerebral.

No SUPERA, as neuróbicas são trabalhadas de forma intencional e sistematizada, com foco nas habilidades que serão desenvolvidas em cada tarefa.

Inserida nos roteiros de aula, a aeróbica dos neurônios tem papel fundamental no desenvolvimento cognitivo dos alunos, além de contribuir com a qualidade de vida e a saúde mental. Mudar a perspectiva das crianças ainda é um desafio, mas já é possível mudar pequenos hábitos.

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