Com o retorno gradativo às aulas presenciais em alguns municípios, estudantes brasileiros precisam hoje, mais do que nunca, de um estímulo extra para despertar o cérebro e retomar o desempenho escolar.
Neste contexto é importante entender que o nosso cérebro tem uma tendência a ser “preguiçoso”, ou seja: quanto menos é estimulado, menos tende a oferecer.
“Isso explica por que muitas crianças se sentem desmotivadas neste período. A ausência de interação social e de perspectivas de retorno à normalidade coloca as crianças em um estado de espera permanente, em que o interesse pelo conteúdo escolar não é mais o mesmo do começo da pandemia”, alertou Patrícia Lessa, Diretora Pedagógica do SUPERA.
A importância das neuróbicas
Neuróbicas são atividades que visam tornar o cérebro mais ágil e flexível, no sentido de ampliar as possibilidades na busca de novos caminhos para a realização das ações cotidianas.
Assim como as demais modalidades de ginástica para o cérebro, as neuróbicas envolvem desde exercícios simples, que podem ser baseados em situações diárias, até os desafios mais complexos. Confira algumas situações cotidianas que podem contribuir no processo de “despertar o cérebro”:
- Ler, mas com o livro na mão – Atenção plena, concentração, memória operacional e reserva cognitiva: são inúmeros os ganhos da leitura regular. “Pegar o livro nas mãos e ler, página por página, se concentrando no conteúdo ou até mesmo aproveitando o cheiro de um livro novo, percebendo suas páginas, cores, material gráfico e ilustrações: tudo isso ajuda o cérebro a entrar em um estado de concentração que contribui para o processo de armazenagem de informações”, explicou a especialista.
- Atividades analógicas – Com a imersão de crianças no ambiente digital, seja para o lazer ou para os estudos, muitos estudantes relatam que não conseguem mais separar um momento do outro o que também contribui com o processo de exaustão a não assimilação de novas informações. Uma excelente alternativa para reverter esta situação é o uso de atividades analógicas, em especial os jogos de tabuleiro, que exercitam o cérebro e desenvolvem competências que geram grande aumento de produtividade, sendo:
- maior capacidade para resolver problemas de forma criativa;
- agilidade na execução de tarefas que requerem concentração, foco e habilidade manual;
- maior velocidade na detecção e resolução de problemas;
- capacidade de gerar soluções;
- redução do estresse;
- melhora nos relacionamentos interpessoais.
- Aprender coisas novas – Quando aprendemos algo novo, estamos formando novas conexões no cérebro e a atenção é a porta de entrada para o aprendizado. Quanto mais distraídos, estressados ou sobrecarregados mentalmente, mais superficiais são as nossas reflexões e mais propensos a cometer erros, estamos. Para aprender coisas novas é preciso considerar que os níveis atencionais variam ao longo dos dias e até em um mesmo dia.
- Fazer coisas comuns de forma diferente – Você já sabe o que são as neuróbicas. Que tal então incluir esses exercícios no seu dia a dia? Este é um excelente exercício para despertar o cérebro e tirar o órgão mais importante do corpo humano da zona de conforto, confira alguns:
01 – Use o relógio de pulso no braço direito (ou no braço esquerdo, se for canhoto);
02 – Escove os dentes ou escreva em uma folha de papel com a mão contrária da de costume, concentre-se nos pormenores que você nunca havia reparado;
03 – Ande pela casa de trás para frente; (na China há muitas pessoas que treinam isso em parques);
04 – Se vista de olhos fechados;
- Estimular o cérebro com novidade, variedade e grau de desafio crescente
Exercitar nosso cérebro sistematicamente de diversas maneiras é tão importante quanto o exercício aeróbico para o nosso corpo. Tudo o que fazemos envolvendo novidade, variedade e desafio estimula o cérebro e pode contribuir para a criação de capacidade e reserva cerebral.
No SUPERA, as neuróbicas são trabalhadas de forma intencional e sistematizada, com foco nas habilidades que serão desenvolvidas em cada tarefa.
Inserida nos roteiros de aula, a aeróbica dos neurônios tem papel fundamental no desenvolvimento cognitivo dos alunos, além de contribuir com a qualidade de vida e a saúde mental. Mudar a perspectiva das crianças ainda é um desafio, mas já é possível mudar pequenos hábitos.
Interessante, não é mesmo? Aproveite para conhecer o Método SUPERA de perto! Clique AQUI e agende uma AULA GRÁTIS.