SUPERA – Ginástica para o Cérebro

A produtividade e o cérebro

A produtividade e o cerebro

Dra. Carla Tieppo é neurocientista e consultora do SUPERA

 

Nos dias de hoje recebemos tantos estímulos ao mesmo tempo que é muito difícil conseguir se concentrar em uma tarefa. Seja para estudar, escrever um texto,  mesmo arrumar nosso quarto ou organizar nossas gavetas, uma das maiores dificuldades que enfrentamos é a distração que outras coisas podem provocar.

2014

No topo da lista das distrações mais comuns, encontramos as redes sociais e os aplicativos dos smartphones.

Com seus alertas sobre mensagens recebidas ou notificações, estes aparelhos nos arrancam com muita facilidade das tarefas que estamos executando. Mesmo em cinemas, onde geralmente as pessoas ficavam bastante concentradas e entretidas com o filme, já podemos ver pessoas que param para ler e responder mensagens no celular.

A questão é que nosso cérebro precisa ficar concentrado na tarefa para que ela seja executada da melhor forma e com maior rapidez. Assim, como era de se esperar, a produtividade das pessoas tem caído muito e a queixa de não conseguir cumprir prazos ou ter bom desempenho no trabalho ou na escola é cada vez mais frequente.

Uma dica que pode ser preciosa para melhorar sua produtividade é que você determine horários em que ficará absolutamente focado (com celular desligado) para executar uma tarefa. Neste momento, você pode usar uma lista de músicas com tempo de aproximadamente 50 minutos para ouvir com fone de ouvido. Estas músicas devem ser muito conhecidas por você, devem ser agradáveis e ao mesmo tempo não estimular emoções muito fortes.

Ao ouvir esta lista de músicas, nenhum outro estímulo auditivo poderá intervir na sua concentração e isso poderá garantir 50 minutos de concentração. Mesmo que a tarefa seja de estudo ou leitura ou mesmo de produção de texto, após 1 ou 2 minutos a música passará a figurar em segundo plano na sua mente e você conseguirá realizar a tarefa. Monte sua lista de músicas e experimente hoje mesmo!

Sair da versão mobile