SUPERA – Ginástica para o Cérebro

Ginástica cerebral: o que é neurogenese

A neurogênege e a ginástica cerebral

Diversas pesquisas na área da neurociência são realizadas no mundo inteiro a fim de desvendar o funcionamento e desenvolvimento do cérebro humano.

2014

Recentemente a substância D-serina, secretada por células no sistema nervoso, foi identificada pelos cientistas por sua capacidade de intensificar o processo de criação de novos neurônios, denominado neurogênese.

Tal substância foi aplicada no hipocampo de camundongos, região relacionada diretamente ao aprendizado e à formação da memória. Eles concluíram que a D-serina pode favorecer os processos ligados ao aprendizado.

Diferentemente do que se pensava antes, o cérebro tem grande capacidade de criar novos neurônios. Mas isso não acontece constantemente, é necessário estimular o cérebro sempre.

A ginástica cerebral, ou estimulação cognitiva, é uma atividade que ativa regiões do cérebro que ficam adormecidas quando permanecemos na rotina.

Comparada à atividade física, a ginástica cerebral potencializa as habilidades cognitivas, tais como atenção, coordenação motora, raciocínio lógico e memória.

A neurociência também já comprovou a neuroplasticidade, a capacidade do cérebro de criar novas redes de conexões neuronais.

Portanto, comece a se engajar em atividades que estimulam a produção de neurônios e melhoram o funcionamento do cérebro, como a ginástica cerebral, exercícios físicos e alimentação saudável.

Sair da versão mobile