SUPERA – Ginástica para o Cérebro

A Neurociência e a Pedagogia

A neurociência é a área da medicina que tem estudado o sistema nervoso. As descobertas recentes desta área fornecem subsídios importantes para a Pedagogia. Oferecem boas possibilidades de desvendar as complexidades do cérebro e compreender, inicialmente, a natureza da memória e da inteligência e o que acontece quando aprendemos.

A Organização para a Cooperação Econômica e o Desenvolvimento (OECD ), no livro “Compreendendo o Cérebro”, sugere a promoção de relações transdiciplinares e o investimento em pesquisas transdiciplinares reconhecendo a emergência de se criar uma nova ciência de aprendizagem, além da necessidade de desenvolver ” instituições de ciência e aprendizagem”.

2008

O projeto “Ciências da Aprendizagem e Pesquisa do Cérebro” foi lançado pelo Centro de Pesquisa e Inovação da OECD em 1999. O objetivo desse projeto era estimular a colaboração entre as ciências de aprendizagem e a pesquisa do cérebro, assim como entre pesquisadores e promotores de políticas públicas.

A pesquisa do cérebro está apenas começando a encontrar aplicação no campo da promoção de relações transdiciplinares. São três as áreas de pesquisa sugeridas:

1. Desenvolvimento do cérebro e alfabetização;
2. Desenvolvimento do cérebro e matemática elementar;
3. Desenvolvimento do cérebro e aprendizado permanente.

Sair da versão mobile