SUPERA – Ginástica para o Cérebro

A maioria das franquias tem matriz em SP

O diretor da consultoria Rizzo Franchise, Marcus Rizzo, afirmou que 60% de todas as redes de franquias do Brasil têm matriz em São Paulo. A consultoria realiza levantamentos sobre o mundo das franquias periodicamente. Os resultados mostram a força empreendedora do interior paulista, informou o site InfoMoney.

Neste contexto, a cidade que mais se destaca, em número de redes consolidadas, é Campinas, com 32 marcas de franquias. Em seguida aparecem São José do Rio Preto, Bauru, Itu e Ribeirão Preto. ‘Campinas é a cidade com mais força. Sua economia é independente de São Paulo, o município tem vida própria. Não vejo uma razão específica, além da capacidade empreendedora dos empresários da região’, avalia.

‘Antes, as franquias nasciam apenas nos centros econômicos. Entretanto, nos últimos dez anos, houve uma democratização’, explica. ‘E isso acontece cada vez mais’. O especialista cita alguns exemplos de redes oriundas do interior de SP que se destacam, em número de unidades: Óticas Carol, Microlins, Wizard, Montana Grill e Microcamp.

Franquia de Campinas
Um exemplo de franquia que nasceu em Campinas é a Interactive Brasil, especializada na área de desenvolvimento pessoal. Ela surgiu em 2006 e, atualmente, possui seis unidades espalhadas por alguns estados brasileiros. Para quem quiser ser franqueado da rede, o custo varia entre R$ 30 mil e R$ 35 mil.

2008

O diretor de franchising da rede, Flavio Quintela, explica que o fenômeno das franquias que nascem na cidade ocorre por conta do rápido acesso a aeroportos. Há ainda a proximidade da capital, ‘sem os altos custos no setor imobiliário’, nas palavras dele. ‘Campinas está se diversificando e não temos o desgaste dos grandes centros’.

Outro caso é a Risotto Mix, marca que nasceu em 1999 e migrou para o sistema de franchising em 2002. Atualmente, ela conta com 17 lojas inauguradas, uma unidade em processo de implantação em Bauru e um total de 24 contratos assinados. ‘Ainda pretendemos fechar mais dez contratos este ano e 15 em 2009’, destaca a gerente de marketing Aline Mathias.

O custo da instalação varia entre R$ 215 mil e R$ 300 mil e a taxa de franquia é de R$ 40 mil. Para Aline, o surgimento de franqueadores no interior de São Paulo se tornou mais agressivo de três anos para cá. ‘O amadurecimento do franchising no Brasil ajudou muito nisso. Empresários aprenderam mais sobre o sistema e passaram a ver o crescimento da empresa por meio de franquias uma forma de o negócio ganhar visibilidade’, revela.

‘Começar um negócio no interior, além de ser mais fácil, tem muitas vantagens. A concorrência e o custo operacional são menores. São Paulo é o maior pólo de negócios da América do Sul, onde vivem mais de dez milhões de pessoas. Apesar de tanta gente, é difícil aparecer no meio da forte concorrência. Por isso, em geral, as empresas investem 50% mais em publicidade na capital do que no interior. Além da publicidade, o custo com aluguel e mão-de-obra em São Paulo é 20% mais caro do que no interior’.

Sem preconceito
Na opinião do fundador e presidente do Método Supera, rede que nasceu em São José dos Campos (SP), Antonio Carlos Perpétuo, antigamente, as pessoas olhavam para as franquias do interior com ‘outros olhos’, de forma que elas tinham dificuldade de penetrar no mercado. ‘A origem na capital paulista dava mais status’, opina.

Mas ele não tem sentido mais isso. ‘Hoje, não há nenhuma diferença. Aliás, a tendência é mesmo a descentralização das franquias, porque São Paulo está muito saturada. Além disso, a própria indústria acabou migrando para o interior do estado. Por aqui, temos muitas mentes brilhantes e empreendedores visionários, oriundos dos pólos universitários’.

O Método Supera é uma metodologia própria usada para exercitar o raciocínio lógico e potencializar a capacidade cognitiva das pessoas, desenvolvida a partir de exercícios de lógica e da prática de cálculos através do ábaco. É a primeira escola de curso livre da América Latina com a proposta de desenvolver o cérebro. O investimento total para quem quer ser franqueado da marca varia entre R$ 85 mil e R$ 120 mil, incluindo a taxa de franquia e o capital de giro.

Fonte: Pequenas Empresas Grandes Negócios- On Line

Sair da versão mobile