Déficit de Atenção interfere no desenvolvimento da linguagem e da memória
Déficit de atenção – A Doutora em Psicologia pela Universidade de São Francisco, Dra. Lilia Maíse Jorge, ministrou uma palestra para mais de 80 gestores pedagógicos da rede SUPERA durante o I Encontro Nacional de Gestores Pedagógicos, que aconteceu nos dias 6 e 7 de abril em São José dos Campos (SP).
Com o tema “Transtornos do Neurodesenvolvimento e suas implicações na Aprendizagem Acadêmica”, a especialista falou que este tipo de transtorno mental é um dos mais estudados e discutidos entre os especialistas.
“Os estudos na área vem crescendo, sobretudo, devido à constatação do impacto que causa na vida escolar e familiar de crianças. Apesar de tantos estudos, seu conceito, sua avaliação e as propostas de intervenção ainda se apresentam mal definidas”, conta.
2017Comportamentos observados:
- Parecem não ouvir
- Não observam instruções
- Perdem coisas facilmente
- Não consideram as consequências de seus atos
- Respondem sem pensar
- Às vezes têm dificuldade em permanecer sentados
- Apresentam fácil distração
- Têm dificuldade em aguardar a vez e prestar atenção
Problemas associados:
- Desenvolvimento da linguagem e do discurso: os hiperativos falam mais, mas os maiores problemas estão na linguagem expressiva (reflexão diminuída)
- Memória e outros processos cognitivos: não apresentam problemas específicos de memória, mas os resultados são inferiores;
- Relações sociais e emocionais: rejeição, autoestima rebaixada, dificuldades com regras.
Déficit de atenção: algumas dicas para os pais
O diagnóstico correto e preciso do TDAH só pode ser feito através de uma longa anamnese (entrevista) com um profissional médico especializado (psiquiatra, neurologista, neuropediatra).
A lista a seguir pode ajudar pais de crianças com TDAH:
- Use português claro e direto, de preferência falando de frente e olhando nos olhos
- Escolher cuidadosamente a escola e a professora para que a criança possa obter sucesso no processo de ensino-aprendizagem
- Não sobrecarregar a criança com excesso de atividades extracurriculares
- O estudo deve ser do jeito que as crianças ou os adolescentes bem entenderem. Tudo deve ser tentado, mas se o resultado final não corresponder às expectativas, reavalie após algumas semanas e peça novas opções; vá tentando até chegar à situação que mais favoreça o desempenho do seu filho
- Tenha contato próximo com os professores para acompanhar melhor o que está acontecendo na escola
- Todas as tarefas têm que ser subdivididas em tarefas menores que possam ser realizadas mais facilmente e em menor tempo
- Nenhuma atividade que requeira concentração (estudo, deveres de casa) pode ser muito prolongada. Intercale coisas agradáveis com tarefas que demandam atenção prolongada (potencialmente desagradáveis, portanto).
Por Bárbara Rocha, Comunicação SUPERA