SUPERA – Ginástica para o Cérebro

3 Dicas para cuidar do seu cérebro

3 Dicas para cuidar do seu cérebro
“Vivemos em uma sociedade cada vez mais conectada e dependente da tecnologia. Seja para lembrar o número de algum telefone, reuniões, compromissos… para tudo precisamos de tecnologia. Podemos até acender as luzes batendo palmas…”, diz a neurocientista Dra. Carla Tieppo, consultora da rede SUPERA. Para ela, o uso frequente dessas comodidades tecnológicas pode deixar o cérebro preguiçoso e longe de alcançar sua potencialidade.

2014

“Quanto mais usamos a tecnologia, mais tendemos a deixar nossas capacidades cognitivas em segundo plano”, afirma a neurocientista.

Por isso, a especialista compartilhou três dicas fundamentais para o bom funcionamento do cérebro:

– Alimente-se bem: mantenha uma dieta saudável e acrescente o máximo de nutrientes para que tanto as células do corpo quanto as do cérebro funcionem no máximo de sua potencialidade. Frutas, verduras, grãos, ômega 3 e, claro, muita água! O bom funcionamento do organismo garante qualidade de vida e saúde mental.

– Respeite os limites do seu corpo: não dispense uma boa noite de sono. Uma pessoa que dorme apenas 3 ou 4 horas por noite não vai ser tão produtiva como uma outra que respeita a quantidade de horas diárias de descanso de acordo com a sua faixa etária. Além disso, os momentos de lazer também são indispensáveis para garantir a saúde do seu cérebro.

– Explore o máximo da sua capacidade: exercite seu cérebro como se fosse um músculo. Pratique ginástica cerebral e proponha desafios crescentes para turbinar a memória, a concentração e o raciocínio. Cérebro ativo também é sinônimo de saúde.

Toda atividade que estimula novas conexões neuronais e desenvolve as habilidades cognitivas denominamos como ginástica cerebral. Dessa forma, o cérebro funcionará ao máximo da sua capacidade.

Alimente seu cérebro com novidades, busque soluções diferentes para resolver o mesmo problema. É pensando fora da caixa que se pratica ginástica cerebral.

Para isso, o conselho da neurocientista é utilizar a tecnologia e as suas comodidades em favor da saúde mental, com novos desafios a cada dia.

 

Sair da versão mobile