A visão ilumina o cérebro

Publicado em: 24/07/2015 | Última modificação em 04/08/2015 Por Assessoria de Imprensa SUPERA

A visao que ilumina o cerebroPesquisadores da Universidade de Northwestern e Drexel realizaram um estudo que revela o registro neural das soluções encontradas por meio dos famosos “Insights”.

O termo “eureca” poderia estar relacionado a uma forte resposta emocional provocada por uma visão de Archimedes, matemático da antiguidade, pela qual se obtém uma ideia para resolver problemas, um insight. É o que apontam os cientistas Mark Jung-Beeman, John Kounios e Ed Bowden.

De acordo com a pesquisa, as pessoas se sentem “presas” durante o processo de introspecção; elas não podem explicar como resolveram um determinado problema e pode-se dizer que sequer pensaram especificamente na solução.

A solução apareceria de repente e seria imediatamente vista como alternativa única. Mas como se dá o processo neural ao ter um insight, quando geralmente o pensamento naquele momento é sobre outra coisa?

2015Supera e você na Disney

Os resultados sugerem que as pessoas pensam sobre soluções em um nível inconsciente, antes de resolver os problemas, e que o hemisfério cerebral direito (RH) está envolvido neste processo.

O pesquisador Jung-Beeman previu que uma região em particular do RH, chamado giro temporal superior anterior (aSTG), está envolvida na percepção, pois teria uma função de “crítica” para tarefas que exigem relações semânticas associativas, processo este que poderia facilitar releitura dos problemas levar a visão clara do que está se passando naquele momento.

Para testar esta hipótese, Jung-Beeman. mapeou tanto a localização quanto a assinatura elétrica da atividade neural usando ressonância magnética funcional (fMRI) e eletroencefalograma (EEG).

No primeiro experimento, treze pessoas receberam três palavras (pinho, caranguejo, molho) e foram induzidas a pensar em uma frase para cada uma das palavras. A atividade neural foi mapeada com fMRI, enquanto os participantes receberam 124 problemas em que palavras semelhantes auxiliariam na resolução do problema pela visão, que provocaria um momento “aha”.

Enquanto algumas regiões corticais mostraram aproximadamente a mesma atividade intensificada tanto para insight quanto para soluções “noninsight” (sem insights, tradução livre), apenas o aSTG no RH apresentou um efeito de visão robusta.

Dado que a atividade neural nessa área também aumentou quando os indivíduos se depararam, pela primeira vez, com o problema. Para os pesquisadores, isso pode ser uma reflexão do processo inconsciente, e que o aumento da atividade neural não está ligado ao choque emocional que gera o insight.

Em um segundo experimento, 19 novos participantes foram envolvidos no mesmo tipo de tarefas de resolução de problemas do primeiro grupo, enquanto suas ondas cerebrais foram medidas com um EEG.

Os investigadores analisaram, em seguida, as gravações de EEG para procurar as diferenças entre insight e soluções “noninsight” nas ondas cerebrais. Os pesquisadores descobriram que 0,3 segundos antes que os indivíduos indicassem soluções por insight, houve uma explosão de atividade neural de um tipo específico: de alta frequência (banda gama) atividade que muitas vezes é pensada para refletir um determinado processamento cognitivo complexo. Esta atividade também foi mapeada para a aSTG do RH, fornecendo convergência convincente entre as experiências.

A resolução de problemas envolve uma rede cortical complexa para codificar, recuperar e avaliar a informação, mas esses resultados mostram que a solução de problemas verbais com o auxílio da visão, exige pelo menos um componente adicional.

Além disso, o fato de o efeito ocorrido no RH aSTG sugere que o processo pode ser a integração de informação remotamente relacionada. Para os autores do estudo, os processos neurais distintos estão na base do lampejo de discernimento que permite novas conexões neurais.

Compartilhar este artigo
  • X
  • LinkedIn
  • Share

Gostou desse conteúdo? Deixe um comentário ;)

  • Nenhum comentário ainda

Nenhum comentário para "A visão ilumina o cérebro"

Faça um comentário

SUPERA PRESENCIAL

O Supera Ginástica para o Cérebro é voltado para todas as pessoas a partir de 5 anos, sem limite de idade. O curso potencializa a capacidade cognitiva aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora. As aulas, ministradas uma vez por semana com duração de duas horas, são dinâmicas e contagiantes, com atividades que agradam todo tipo de público.

SUPERA para escolas Método de estimulação cognitiva

Exclusivo para Instituições de Ensino. O SUPERA é a mais avançada ferramenta pedagógica de estimulação cognitiva e, portanto, representa um grande diferencial para sua instituição de ensino. Além de ser um excelente recurso de marketing, o método melhora o desempenho dos alunos e eleva os índices de aprovação da sua escola.

Franquia SUPERAEmpreenda em Educação

Criado em 2006, o SUPERA é hoje a maior rede de escola de ginástica para o cérebro do Brasil. Em um ano de operação, entrou para o sistema de franquias e hoje já possui 400 unidades no país. O curso, baseado em uma metodologia exclusiva e inovadora, alia neurociência e educação. Se você tem interesse em empreender nesta área, deixe seu cadastro em nosso site.