Turbine sua concentração para ser mais produtivo

Publicado em: 26/03/2014 por: Barbara

Turbine sua concentração para ser mais produtivo

Tormento para a maioria da população, a falta de concentração pode atrapalhar, e muito, o desempenho no trabalho. Alguns especialistas definem a tecnologia como principal fator para que a atenção seja dividida entre notificações e e-mails.

Quando perdemos o foco, desperdiçamos energia e assim nos tornamos menos produtivos, característica que desagrada os chefes. E quem consegue manter o foco, mesmo realizando tarefas mais complexas com pessoas ao telefone e barulhos externos, apresenta um resultado melhor em relação a quem se divide para realizar várias atividades ao mesmo tempo.

Essa tarefa não é fácil, é preciso treinar o cérebro para aprender a se concentrar, seja através da ginástica cerebral ou de pequenas atitudes que podem fazer a diferença:

Observe o que acontece ao seu redor:

Antes de tudo, faça uma auto-observação. Avalie sua reação diante de uma tarefa complicada, quanto tempo leva para solucioná-la e, principalmente, de quanto em quanto tempo perde a concentração.

Mensagens, notícias, e-mails, telefonemas, redes sociais, conversas paralelas ou até mesmo os próprios pensamentos que insistem em invadir a mente na hora que você mais precisa.

Bloqueie os estímulos:

É hora de preencher os relatórios ou fechar a reunião de amanhã e você não consegue se concentrar. O que fazer?

Feche a caixa de e-mails, desligue o celular e fique off-line nas redes sociais por um determinado tempo. Além de conseguir terminar suas atividades, será possível observar o que está tirando sua atenção.

O ser humano é, por instinto, curioso. Se o celular toca ou chega um novo e-mail na caixa de entrada, faremos o possível para saber o que é. Então estabeleça o que é prioridade naquele momento e mantenha-se determinado.

Determine o que merece sua atenção:

Estabeleça uma meta para seu foco. Comece o dia pensando nos assuntos que vão exigir mais tempo e mais cuidados. Priorize e tenha essas atividades como seu objetivo para concentração.

Use o período mais produtivo a seu favor:

Cada pessoa produz mais em determinado horário do dia. Seja pela manhã, a tarde ou até mesmo após o jantar. Use esse período a seu favor.

Aproveite essas horas de pico de criatividade e produção e não gaste tempo resolvendo outras tarefas que podem esperar.

Treine o cérebro para se concentrar em uma coisa de cada vez:

Em qualquer idade, é possível turbinar a capacidade de se concentrar. Isso pode ser feito através da ginástica cerebral, ou com técnicas de meditação e respiração.

Na ginástica cerebral, o cérebro aprende a raciocinar com mais agilidade. Com isso, o aluno torna-se mais focado e mais produtivo.

Supera - Ginástica Cerebral, Pratique! Curso para todas as idades

Mantenha-se atualizado.
Assine nossa Newsletter

Posts Relacionados