http://metodosupera.com.br/saude-mental/alimentacao-equilibrada-como-fazer-meu-filho-comer-bem/

Alimentação equilibrada: como fazer meu filho comer bemPublicado em: 08/12/2016

alimentos para o cérebro

Silvia Calil, nutricionista com especialização em alimentos para o cérebro

Dicas para seu filho ter uma alimentação equilibrada

O hábito alimentar é formado ainda na infância. Para uma alimentação equilibrada, a dieta de uma criança necessita de um planejamento especial, pois muitas delas apresentam o apetite reduzido e hábitos alimentares inconstantes.

A alimentação deve ser constituída por refeições pequenas e frequentes, desde que ricas em nutrientes essenciais. A introdução de novos alimentos deve ser estimulada nessa fase, com foco na alimentação equilibrada.

Manter a alimentação dos filhos de forma adequada é um dos maiores desafios dos pais. É importante observar se as crianças apresentam sinais de boa nutrição, tais como: peso adequado, boa imunidade, disposição para brincar, dormir e acordar bem, bom apetite, crescimento adequado, funcionamento regular do intestino, cabelos e unhas saudáveis, dentes fortes e pele corada.

Para os pequenos que praticam atividades para estimular as funções cerebrais, a alimentação equilibrada tem papel essencial. Muitos pais mantêm a alimentação habitual da criança igual a da família, e isso pode prejudicar o aproveitamento das atividades que a criança participa. Dai a dúvida: como montar a dieta com foco em uma alimentação equilibrada? É sobre o que falaremos a seguir.

Para uma alimentação equilibrada, é preciso evitar refrigerantes, sucos adoçados e frituras

Para uma alimentação equilibrada, é preciso evitar refrigerantes, sucos adoçados e frituras

Café da manhã é uma das regras mais importantes para uma alimentação equilibrada

Como primeira regra, os alimentos sem valor nutricional, como biscoitos, refrigerantes e salgadinhos, devem ser evitados ao máximo, pois não fornecem os nutrientes necessários para o desenvolvimento das crianças. Além disso, podem elevar o risco de doenças crônicas como hipertensão e diabetes, que cada vez surgem mais cedo na população brasileira. A dica é oferecer frutas no lugar de guloseimas.

Nutrientes importantes como colina, ômega-3, zinco e luteína devem fazer parte da alimentação equilibrada das crianças. Peixe e ovos são boas fontes, mas atenção ao modo de preparo. Nada de incluir peixe frito ou ovo frito. Opte por assados ou cozidos. Outro grupo importante são os alimentos que contém zinco, como as carnes vermelhas, ovos, fígado e laticínios, pois atua na atividade neuronal, na memória e na concentração, além de possuir ação antiinflamatória.

Não devemos esquecer que o hábito de tomar café da manhã é muito importante para a função cerebral. Nossos neurônios não funcionam sem glicose proveniente da transformação dos alimentos em nosso corpo. A glicose é essencial para a função cerebral.

Essa refeição deve conter todos os grupos de alimentos: carboidratos, como torradas e pães integrais; proteínas, como queijo branco ou leite; e reguladores, como frutas. Lanches nos intervalos das refeições, como frutas, sucos, vitaminas ou biscoito integral são importantes, pois evitar períodos prolongados em jejum favorecem o trabalho dos neurônios, melhorando a concentração.

Uma dica importante aos pais é nunca deixar as crianças irem à escola ou outros cursos sem ter feito, pelo menos, uma refeição. Também é importante manter horários fixos para as refeições faz parte de uma alimentação equilibrada, essencial para as crianças.

Outra dificuldade relatada pelos pais é a dificuldade de inserir legumes e verduras na alimentação das crianças. Para isso, elabore pratos coloridos e varie o tipo das hortaliças nas refeições. Toda a família deve degustar os novos alimentos de forma positiva, estimulando o consumo pela criança. Incentive a descoberta de novos sabores. Estes alimentos contém vitaminas e minerais essenciais para a função cerebral.

Os líquidos devem ser oferecidos, mas não como acompanhamento das refeições. Evite sucos adoçados, água com gás e refrigerantes. Água, chás e sucos naturais sem açúcar são boas opções. O corpo das crianças precisa de reposição de líquidos diariamente.

Abaixo está uma sugestão de cardápio com foco em alimentação equilibrada para uma criança. Neste exemplo, o horário do curso SUPERA que a criança frequenta é no período da manhã.

Horário Atividade Composição da refeição
7h Café da manhã Leite

Pão francês

Geléia sem açúcar

8-10h Curso Supera
9h Lanche Suco de acerola

Bolo de laranja

10h Lanche Salada de frutas com aveia
12h Almoço Cubinhos de carne c/ legumes, salada de tomate, arroz, feijão, espinafre refogado, fruta
15h Lanche Pão tipo bisnaguinha com queijo minas

Suco de caju

19h Jantar Arroz, Feijão

Peixe sem espinhas refogado

Legumes picados, Suco natural

As quantidades dos alimentos são individualizadas. Consulte um nutricionista para maiores orientações.

Supera - Ginástica Cerebral, Pratique! Curso para todas as idades

Mantenha-se atualizado.
Assine nossa Newsletter.

Posts Relacionados

SUPERA PRESENCIAL

O Supera Ginástica para o Cérebro é voltado para todas as pessoas a partir de 5 anos, sem limite de idade. O curso potencializa a capacidade cognitiva aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora. As aulas, ministradas uma vez por semana com duração de duas horas, são dinâmicas e contagiantes, com atividades que agradam todo tipo de público.

SUPERA para escolas Método de estimulação cognitiva

Exclusivo para Instituições de Ensino. O SUPERA é a mais avançada ferramenta pedagógica de estimulação cognitiva e, portanto, representa um grande diferencial para sua instituição de ensino. Além de ser um excelente recurso de marketing, o método melhora o desempenho dos alunos e eleva os índices de aprovação da sua escola.

Franquia SUPERAEmpreenda em Educação

Criado em 2006, o SUPERA é hoje a maior rede de escola de ginástica para o cérebro do Brasil. Em um ano de operação, entrou para o sistema de franquias e hoje já possui 200 unidades no país. O curso, baseado em uma metodologia exclusiva e inovadora, alia neurociência e educação. Se você tem interesse em empreender nesta área, deixe seu cadastro em nosso site.

© Método SUPERA Todos os direitos reservados. Política de Privacidade