“Quero me sentir sempre jovem”, diz Eisaku Sanefuji de 71 anos

Publicado em: 21/05/2008 por: Supera

Aos 71 anos, Eisaku Sanefuji, agricultor aposentado, é aluno do Supera. Já conhecia o ábaco, mas quando criança não teve oportunidade de usá-lo. “Eu observava as pessoas fazendo contas com o soroban, mas nunca tinha tentado fazer cálculos com ele.” Ele via o pai e o diretor da Cooperativa Agrícola Central Sul-Brasil, onde o pai trabalhava, calculando com o ábaco.

Ele se sente jovem e para continuar se sentindo assim ele afirma que sempre tem que ter “uma atividade para não enferrujar”. Também assegura que exercitar a mente é um dos principais fatores para melhorar a qualidade de vida.

De acordo com Sanefuji, é muito importante manter a atividade cerebral para continuar vivendo bem, “pois é o cérebro que comanda a vida da gente. É sempre preciso trabalhar a cabeça para ter uma vida boa, pois quando a idade chega o raciocínio tende a ficar mais lento, mas não se pode parar. Aí eu vim fazer SUPERA.”

Além de fazer os exercícios de lógica que estão nas apostilas Abrindo Horizontes, ele também gosta de mexer com plantas e ler. “Gosto de ler jornal para me atualizar sobre os problemas do Brasil, pois é preciso saber o que acontece para participar nem que seja indiretamente”, afirma ele.

Sanefuji dá a dica para quem quer se manter sempre jovem. “Nesse mundo se não tivermos conhecimento ficamos parados e mais velhos. Eu não quero ficar velho, quero ficar sempre jovem”.

Ele demonstra a satisfação de ser um aluno SUPERA. “Precisamos sempre ter um objetivo e o SUPERA ajuda a gente a criar expectativa de superação, pois motiva a caminhar pra frente”.

sanefuji

Eisaku Sanefuji é aluno do SUPERA

Supera - Ginástica Cerebral, Pratique! Curso para todas as idades

Mantenha-se atualizado.
Assine nossa Newsletter

Posts Relacionados