Poupança cognitiva para envelhecer com saúde mental

Publicado em: 23/03/2016 por: Barbara

ginástica cerebralJá parou para pensar que o seu estilo de vida atual tem impacto no seu processo de envelhecimento? Médicos, gerontólogos, geriatras e neurocientistas afirmam que a forma como cada um levou sua vida pode resultar em novos problemas de saúde, contribuindo, inclusive para uma maior incidência de doenças neurodegenerativas.

A medicina atual privilegia a prevenção, que começa cedo. A abordagem médica mudou não só para os idosos. Agora, desde a infância, a ideia é cuidar da saúde como um todo e não apenas de alguma doença apresentada num determinado momento da vida.

Supera e você na Disney

Mas nunca é tarde para começar a cuidar do corpo e da mente. Os exercícios físicos adequados mantêm o organismo ativo e ajudam a prevenir doenças. E a atividade intelectual funciona como uma ginástica cerebral, que cria uma poupança cognitiva, a qual opõe maior resistência à progressão de perdas cognitivas.

Assim como em outras centenas de cidades do Brasil, Montes Claros (MG) tem uma escola de ginástica cerebral. Uma das alunas do SUPERA, Wanda Torre Corrêa, aposentada, destaca que encontrou nas atividades do SUPERA, um meio para desenvolver as habilidades do cérebro.

“A minha concentração melhorou bastante, assim como a memorização dos fatos recentes me ajudou no dia a dia. Minha habilidade motora também melhorou, tenho mais equilíbrio”, diz a aposentada.

Manter o cérebro ativo é tão fundamental quanto exercitar os músculos. “É importante você procurar aprender coisas novas, se abrir para a vida, fazer amizades, sair, se colocar desafios e aceitar aqueles que a vida coloca”, afirma Maria Inês, professora do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB), em entrevista ao site da USP. A professora do ICB também destaca que jogos como o xadrez e palavras cruzadas ajudam a exercitar a mente e oxigenar o cérebro.

Televisão e pijama, portanto, não são opções para quem quer envelhecer bem. É hora de fazer cursos, ler, debater, colocar a cabeça para funcionar. Isso é que mantém o bom humor, abre a possibilidade de cultivar amizades e estar atualizado, para sentir-se participante do mundo.

Confira a reportagem do SUPERA Montes Claros (MG) ao Bom Dia MG. Clique aqui.

Por Bárbara Rocha

Barbara

Supera - Ginástica Cerebral, Pratique! Curso para todas as idades

Mantenha-se atualizado.
Assine nossa Newsletter

Posts Relacionados