Perguntas respondidas pelos
nossos especialistas (122 perguntas)

Neurocientista

foto do especialista SOLANGE JACOB
Cientista Social com foco em Educação pela Universidade de Madri|FLACSO Argentina. Mestranda em Processos Cognitivos pela Universidade de Validolid. Especialista em Educação Infantil. Especialista em Intervenção Cognitiva e Aprendizagem Mediada. Membro da Red Pikler Nuestra America e Rede Pikler-Lóczy Brasil

Gerontóloga

foto do especialista THAÍS BENTO LIMA
Gerontóloga pela Universidade de São Paulo, Mestrado e Doutorado em Cognição e Envelhecimento, pela Faculdade de Medicina da USP. Presidente da Associação Brasileira de Gerontologia – ABG, nas gestões de 2011-2013, 2013-2015. Coordenadora de pesquisa de campo e de oficinas da Universidade Aberta da Terceira Idade da USP, no período de 2010-2012. Coordenadora do Grupo de Apoio Informativo da Associação Brasileira de Doença de Alzheimer e Desordens Relacionadas (ABRAZ) Unidade Santa Cruz.

PERGUNTA RESPONDIDA

Uma mãe consegue ensinar uma criança com TDAH?

foto do especialista SOLANGE JACOB
Cientista Social com foco em Educação pela Universidade de Madri|FLACSO Argentina. Mestranda em Processos Cognitivos pela Universidade de Validolid. Especialista em Educação Infantil. Especialista em Intervenção Cognitiva e Aprendizagem Mediada. Membro da Red Pikler Nuestra America e Rede Pikler-Lóczy Brasil
Resposta:

Muito obrigada por sua excelente pergunta!

TDAH e aprendizagem

Sim. A primeira coisa que devemos ter em nossa mente é que toda pessoa pode aprender mais e melhor, independente das condições que se encontra. A questão é que o investimento pode ser maior: mais tempo, estratégias diferentes, um número maior de profissionais, maior número de repetições da situação de aprendizagem.

Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) e hiperatividade não são a mesma coisa.

TDAH e agitação também não são termos iguais, assim como TDAH e desatenção, também não o são, desta forma é possível apresentar um déficit de atenção sem hiperatividade. A hiperatividade e a agitação não significam, necessariamente, um distúrbio e podem somente ser resultado de um perfil de personalidade ou comportamento adquiridos pela cultura.

2017Supera e você na Disney

Desatenção, hiperatividade e impulsividade podem ser sintomas do TDAH e podem estar combinados ou não.

O TDAH é categorizado por um padrão de comportamento que pode resultar em problemas de desempenho em ambientes sociais, educacionais ou profissionais e levar a excessivo déficit atencional seletivo e sustentado e problemas de memória operacional. Caracteriza-se, também, por dificuldade em prestar atenção a detalhes, esquecimentos frequentes dificuldade para organizar as tarefas ou atividades, terminar seus trabalhos ou não escutar o que é dito, fala excessiva, incapacidade de aprender com o erro, irrequietude ou incapacidade de permanecer sentado em situações adequadas ou de se controlar de acordo com a necessidade e com as exigências do contexto.

Neuropediatras e psiquiatras infantis são os especialistas mais adequados para avaliação, diagnóstico e condução do tratamento, juntamente com uma equipe multidisciplinar e com a família.

Indico a leitura do E-book Aluno Nota 10 do Método SUPERA: https://metodosupera.com.br/aluno-nota-10/

Visite uma de nossas Unidades SUPERA mais próxima de sua casa e a fazer uma aula grátis para saber mais como é o treinamento cognitivo do Método SUPERA pode ajudar seu filho a treinar a atenção:https://metodosupera.com.br/

Solange Rolim Lous Jacob
Especialista Neuroeducação Método SUPERA

SUPERA PRESENCIAL

O Supera Ginástica para o Cérebro é voltado para todas as pessoas a partir de 5 anos, sem limite de idade. O curso potencializa a capacidade cognitiva aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora. As aulas, ministradas uma vez por semana com duração de duas horas, são dinâmicas e contagiantes, com atividades que agradam todo tipo de público.

SUPERA para escolas Método de estimulação cognitiva

Exclusivo para Instituições de Ensino. O SUPERA é a mais avançada ferramenta pedagógica de estimulação cognitiva e, portanto, representa um grande diferencial para sua instituição de ensino. Além de ser um excelente recurso de marketing, o método melhora o desempenho dos alunos e eleva os índices de aprovação da sua escola.

Franquia SUPERAEmpreenda em Educação

Criado em 2006, o SUPERA é hoje a maior rede de escola de ginástica para o cérebro do Brasil. Em um ano de operação, entrou para o sistema de franquias e hoje já possui 400 unidades no país. O curso, baseado em uma metodologia exclusiva e inovadora, alia neurociência e educação. Se você tem interesse em empreender nesta área, deixe seu cadastro em nosso site.

© Método SUPERA Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Gostou? Venha conhecer o Método SUPERAFaça uma aula grátis