Perguntas respondidas pelos
nossos especialistas (122 perguntas)

Neurocientista

foto do especialista SOLANGE JACOB
Cientista Social com foco em Educação pela Universidade de Madri|FLACSO Argentina. Mestranda em Processos Cognitivos pela Universidade de Validolid. Especialista em Educação Infantil. Especialista em Intervenção Cognitiva e Aprendizagem Mediada. Membro da Red Pikler Nuestra America e Rede Pikler-Lóczy Brasil

Gerontóloga

foto do especialista THAÍS BENTO LIMA
Gerontóloga pela Universidade de São Paulo, Mestrado e Doutorado em Cognição e Envelhecimento, pela Faculdade de Medicina da USP. Presidente da Associação Brasileira de Gerontologia – ABG, nas gestões de 2011-2013, 2013-2015. Coordenadora de pesquisa de campo e de oficinas da Universidade Aberta da Terceira Idade da USP, no período de 2010-2012. Coordenadora do Grupo de Apoio Informativo da Associação Brasileira de Doença de Alzheimer e Desordens Relacionadas (ABRAZ) Unidade Santa Cruz.

PERGUNTA RESPONDIDA

Meu pai sofreu acidente automobilístico resultando TCE moderado e está com dificuldades de memorizar. O método supera é indicado para ele?

foto do especialista SOLANGE JACOB
Cientista Social com foco em Educação pela Universidade de Madri|FLACSO Argentina. Mestranda em Processos Cognitivos pela Universidade de Validolid. Especialista em Educação Infantil. Especialista em Intervenção Cognitiva e Aprendizagem Mediada. Membro da Red Pikler Nuestra America e Rede Pikler-Lóczy Brasil
Resposta:

Primeiramente é muito importante aproveitar a sua pergunta para falarmos de um quadro bastante comum na população que é o traumatismo cranioencefálico (TCE). Anualmente, 500.000 mil pessoas são hospitalizadas no Brasil com lesão cerebral adquirida após traumatismo cranioencefálico (TCE) no Brasil.

Entre as principais causas de TCE estão os acidentes automobilísticos (50%), quedas (21%), assaltos e roubos (12%) e atividades de lazer (10%). O TCE, costuma gerar sequelas que primeiramente são recuperadas espontaneamente (nos seis primeiros meses após o evento), e as sequelas não recuperadas neste período, podem ser ou não reversíveis.

Os indivíduos que sofreram um TCE, que é o caso de seu pai, podem, frequentemente, apresentar déficits cognitivos (memória, atenção, função executiva, velocidade de processamento de informações), alterações na personalidade e aumento das taxas relativas de transtornos psiquiátricos, particularmente depressão e ansiedade.

2017Supera e você na Disney

Recomenda-se que em casos de TCEs leves e moderados, que primeiramente a pessoa faça uma avaliação e uma reabilitação cognitiva especializada e particularizada, pois cada um apresenta necessidades e respostas diferentes aos estímulos de ginástica cerebral.

A participação em atividades como as oferecidas pela Rede SUPERA podem ser recomendáveis apenas se o seu pai se sentir confiante e interessado após uma aula demonstrativa, onde poderá compreender as instruções dos exercícios orientados.

Uma vez que diferente de outros quadros clínicos, o TCE não é uma doença neurodegenerativa. Caso contrário a melhor opção será uma reabilitação cognitiva particularizada e individualizada para que o seu pai possa se beneficiar e ter uma melhor qualidade de vida com autonomia e independência.

Eu a convido a visitar uma de nossas Unidades SUPERA mais próxima de sua casa e a fazer, junto com seu pai, uma aula grátis para saber mais como é o treinamento cognitivo do Método SUPERA e identificar, junto ao Educador da Unidade, possibilidades reais, ou não, de impacto na Metodologia na recuperação de seu pai: https://metodosupera.com.br/

Solange Rolim Lous Jacob

Especialista Neuroeducação Método SUPERA

SUPERA PRESENCIAL

O Supera Ginástica para o Cérebro é voltado para todas as pessoas a partir de 5 anos, sem limite de idade. O curso potencializa a capacidade cognitiva aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora. As aulas, ministradas uma vez por semana com duração de duas horas, são dinâmicas e contagiantes, com atividades que agradam todo tipo de público.

SUPERA para escolas Método de estimulação cognitiva

Exclusivo para Instituições de Ensino. O SUPERA é a mais avançada ferramenta pedagógica de estimulação cognitiva e, portanto, representa um grande diferencial para sua instituição de ensino. Além de ser um excelente recurso de marketing, o método melhora o desempenho dos alunos e eleva os índices de aprovação da sua escola.

Franquia SUPERAEmpreenda em Educação

Criado em 2006, o SUPERA é hoje a maior rede de escola de ginástica para o cérebro do Brasil. Em um ano de operação, entrou para o sistema de franquias e hoje já possui 400 unidades no país. O curso, baseado em uma metodologia exclusiva e inovadora, alia neurociência e educação. Se você tem interesse em empreender nesta área, deixe seu cadastro em nosso site.

© Método SUPERA Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Gostou? Venha conhecer o Método SUPERAFaça uma aula grátis