Perguntas Frequentes

1. O SUPERA é para pessoas de que idade?

O SUPERA é indicado para qualquer pessoa com mais de cinco anos de idade. Algumas unidades do SUPERA também oferecem o “Brincar para Aprender”, um programa exclusivo para crianças de 4 e 5 anos.

2. Quanto tempo dura o curso?

O SUPERA oferece um programa inicial de 18 meses, com 10 apostilas. Após concluir esta primeira etapa, o aluno pode continuar cursando SUPERA.

3. O SUPERA ministra conteúdo durante as aulas?

O SUPERA não ministra conteúdo. A metodologia ajuda o aluno a prestar mais atenção nas aulas, aprender com mais facilidade e absorver conteúdos de disciplinas escolares. É por isso que o curso é muito indicado para quem precisa melhorar as notas na escola.
A ginástica cerebral fortalece o cérebro, para que ele tenha maior velocidade e capacidade de aprendizado, tanto em matérias que exigem raciocínio lógico quanto nas que exigem memorização.

4. Quais são os resultados práticos para quem faz o curso SUPERA?

Os maiores benefícios do método para nossos alunos são o aumento da capacidade de atenção, concentração, raciocínio lógico, memória, visão estratégica, autoestimas e relacionamento interpessoal.
A prova concreta destes resultados são os depoimentos de nossos alunos, que você pode conferir em www.metodosupera.com/depoimentos.

5. Quais inteligências o SUPERA desenvolve?

O SUPERA desenvolve as inteligências descritas pelo psicólogo Howard Gardner, autoridade mundialmente reconhecida no assunto, com mais de 20 livros publicados. São elas:
Lógico-matemática: capacidade de realizar operações matemáticas e analisar problemas através do raciocínio lógico. Matemáticos, engenheiros e cientistas têm essa capacidade desenvolvida.
Linguística: habilidade de aprender línguas e de usar a língua falada e escrita para atingir objetivos. Muito apurada em advogados, escritores e locutores.
Espacial: capacidade de reconhecer e manipular uma situação espacial ampla ou mais restrita. Importante tanto para navegadores como para cirurgiões ou escultores.
Físico-cinestésica: potencial para habilidade motora e domínio do corpo. Mais desenvolvida em dançarinos, atletas e cirurgiões.
Interpessoal (relacionamentos): capacidade de entender as intenções e os desejos dos outros e, consequentemente, de se relacionar bem com eles. É necessária para vendedores, líderes religiosos, políticos e, o mais importante, professores.
Intrapessoal (trabalhar as emoções): capacidade de a pessoa se conhecer, incluindo aí seus desejos, e de usar essas informações para alcançar objetivos pessoais.
Musical (auditiva): aptidão na atuação, apreciação e composição de padrões musicais.
Naturalista: a oitava inteligência, que seria a capacidade de reconhecer objetos na natureza.
Segundo Howard Gardner, o principal fator de sucesso no mundo moderno é a inteligência lógico-matemática, pois todos os fenômenos e interpretações são regidos pela ciência, acompanhada da inteligência interpessoal. Estas são as duas principais inteligências que o SUPERA desenvolve.
Quando resgatamos a autoestima e a autoconfiança, estamos desenvolvendo a inteligência intrapessoal. Com o desenvolvimento da habilidade motora, estamos desenvolvendo a inteligência corporal.

6. O SUPERA tem embasamento em teorias pedagógicas?

O SUPERA é um método prático, que busca resultados reais e rápidos. Ele não tem fundamento em uma única linha pedagógica, embora tenha se valido de conceitos de ensino e aprendizado das mais consagradas correntes da área.
O método respeita o aluno em seu ritmo de aprendizagem, oferecendo momentos de reflexão, para que possa se reorganizar no processo de construção/elaboração do conhecimento individual e coletivo.
Além disso, a metodologia faz fronteira com a neurociência, que já comprovou a neuroplasticidade e a neurogênese, capacidade que o cérebro tem de se modificar, estabelecendo novas redes de conexões neuronais, e criar novos neurônios.

7. Como o SUPERA é visto por educadores?

O SUPERA é aprovado sem restrições por educadores, pedagogos e psicopedagogos, pois entendem que o método desenvolve competências positivas nos alunos.
As habilidades cognitivas desenvolvidas pelo SUPERA, como raciocínio lógico, criatividade e capacidade em resolver problemas, aumenta sua capacidade de aprendizado e interesse pelos estudos de um modo geral.

8. Qual a diferença do SUPERA para demais métodos?

O SUPERA é o primeiro método brasileiro dedicado exclusivamente ao desenvolvimento do cérebro.
O Supera não é um curso de reforço escolar e não ministra conteúdo curricular como os demais. Normalmente, os cursos existentes reforçam o conteúdo, agindo pontualmente no problema, enquanto o SUPERA atua globalmente, aumentando a capacidade de aprendizado do aluno para que ele não apresente mais dificuldades, seja em matemática ou nas demais áreas do conhecimento.
O SUPERA tem um material didático exclusivo, composto por ábaco, apostilas direcionadas, jogos, dinâmicas e neuróbicas. Com desafio crescente, novidade e variedade, o SUPERA estimula novas conexões neuronais e potencializa a capacidade cognitiva do aluno.

9. Como é conduzido o treinamento do cálculo mental?

O treinamento do cálculo mental, com as crianças menores, começa com uma técnica interessante e animada de cálculo manual. As lições motivam os alunos a aprenderem e a coordenarem os movimentos das mãos com as funções da mente. Em seguida, eles passam a usar o ábaco, que exige concentração e habilidade motora.
O curso leva em conta a dificuldade e o tempo de execução de cada aluno. Nos graus avançados, os alunos mentalizam as contas do ábaco para fazer cálculos. O aprendizado acontece de forma natural e divertida. Ao final do curso, os alunos conseguem fazer cálculos mentais complexos com facilidade e velocidade.

10. Quando o SUPERA foi criado?

O SUPERA foi criado em 2006, mas podemos dizer que é um método totalmente inovador. O curso tem uma proposta pedagógica inteiramente nova, que combina ferramentas tradicionais como o ábaco e materiais modernos como apostilas de desafios, dinâmicas e jogos de tabuleiro. A ginástica cerebral é uma tendência forte que já tem o reconhecimento de especialistas das áreas de educação e neurociência no Brasil e no mundo.

SUPERA PRESENCIAL

O Supera Ginástica para o Cérebro é voltado para todas as pessoas a partir de 5 anos, sem limite de idade. O curso potencializa a capacidade cognitiva aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora. As aulas, ministradas uma vez por semana com duração de duas horas, são dinâmicas e contagiantes, com atividades que agradam todo tipo de público.

SUPERA para escolas Método de estimulação cognitiva

Exclusivo para Instituições de Ensino. O SUPERA é a mais avançada ferramenta pedagógica de estimulação cognitiva e, portanto, representa um grande diferencial para sua instituição de ensino. Além de ser um excelente recurso de marketing, o método melhora o desempenho dos alunos e eleva os índices de aprovação da sua escola.

Franquia SUPERAEmpreenda em Educação

Criado em 2006, o SUPERA é hoje a maior rede de escola de ginástica para o cérebro do Brasil. Em um ano de operação, entrou para o sistema de franquias e hoje já possui 200 unidades no país. O curso, baseado em uma metodologia exclusiva e inovadora, alia neurociência e educação. Se você tem interesse em empreender nesta área, deixe seu cadastro em nosso site.

© Método SUPERA Todos os direitos reservados. Política de Privacidade