O soroban e o aprimoramento da concentração e da agilidade de raciocínio

Publicado em: 14/02/2014 por: Barbara

O soroban e o aprimoramento da concentração e da agilidade de raciocínio

O soroban e o aprimoramento da concentração e da agilidade de raciocínio

Simone Shimamoto Atualmente, é muito comum ouvirmos as pessoas reclamarem da falta de concentração e da frágil agilidade de raciocínio nas decisões diárias. Vamos, então, pensar brevemente sobre essas questões.

A concentração e a agilidade de raciocínio são habilidades que podem e devem ser aprimoradas em benefício da saúde mental. Para isso, é imprescindível trabalharmos com a atenção. Sem ela, não há como concentrarmos e sem a concentração, não é possível aprimorarmos nossa memória. Em função dos inúmeros e diversos estímulos que nos cercam, corremos o risco de perder o foco e deixar nossa atenção de lado. Muitas vezes passamos pelos lugares sem perceber as mudanças ocorridas e nos assustamos ao observá-las posteriormente. Quantas vezes não retemos em nossa memória informações importantes porque não tivemos a atenção necessária? Não há memória que se sustente na fragilidade ou ausência da atenção.

No Supera, uma das ferramentas utilizadas é o ábaco de modelo japonês: SOROBAN. O soroban é um instrumento de cálculo milenar que permite a todos que o utilizam aprimorarem sua agilidade motora, concentração e agilidade de raciocínio. Por quê? Na utilização do ábaco, nossa atenção e foco são exigidos para a realização dos cálculos de adição, subtração, multiplicação e divisão. Após certo incremento nesse processo, tais habilidades são mais aprimoradas ainda, pois, além da ampliação dos cálculos, o novo desafio posto é o cálculo no ábaco mental.

Ora, ao aprimorar as habilidades de concentração, agilidade motora e mental na utilização do ábaco, desenvolvemos competências incríveis que passam a compor nossas capacidades cerebrais aperfeiçoando nossas ações no dia-a-dia. Nosso cérebro lança mão desses recursos imediatamente quando os desafios assim os requerem.

Sabemos que nossas potencialidades em relação à rapidez de raciocínio, foco, concentração, memória e abstração são, cada vez mais, apuradas pelo enfrentamento de desafios novos, constantes e gradativos. Deste modo, pela sua plasticidade, nosso cérebro age e reage aos estímulos e desafios a ele lançados.

A neurociência comprovou que, devido à plasticidade cerebral diante de novas situações enfrentadas ao longo de nossas vidas, novos caminhos e conexões são criados, transformando e melhorando as conexões neurais, criando reservas que nos permitirão viver de maneira saudável por mais tempo.

A neuroplasticidade é o que nos permite aprender, memorizar, transformar, adaptar… A ginástica cerebral é, nesse sentido, uma grande aliada e o ábaco, uma excelente ferramenta. Fortalecendo nossas conexões neurais avivamos nossas capacidades e nossa saúde mental.

Não nos esqueçamos dos quatro pilares imprescindíveis a uma vida saudável: exercitar o cérebro, praticar atividade física, garantir alimentação saudável e sono de qualidade. Não basta viver mais. É preciso viver melhor com saúde mental.

Supera - Ginástica Cerebral, Pratique! Curso para todas as idades

Mantenha-se atualizado.
Assine nossa Newsletter

Posts Relacionados