Jogos para a terceira idade

Publicado em: 05/05/2015 por: Barbara

Jogos para a terceira idadeQuando você pensa em jogos e atividades lúdicas, que tipo de pessoa vem à cabeça? Crianças e jovens, correto? Não mais, porque a terceira idade está cada vez mais ativa e interessada no assunto.

É cada vez mais comum encontrar idosos na internet, usando jogos e interagindo nas redes sociais. O que nem todos sabem ainda é que, com isso, estão cuidando também da saúde do cérebro.

Além da internet, muitos idosos estão buscando academias de ginástica para o cérebro, para manter sua capacidade de memória, raciocínio e concentração.

A atividade, que inclui uso de jogos, apostilas de lógica, dinâmicas de grupo, promove também a interação com outras pessoas, diversão, coordenação motora e autoconfiança.

“Antes, eu nem sorrir conseguir mais. Agora, com as aulas de ginástica cerebral, eu me pego até dando gargalhadas. Aqui temos atividades com o ábaco, jogamos com os colegas, aprendemos, reativamos a memória e isso é muito bom”, conta Maria Augusta Ferreira, 65 anos, aluna da escola dedicada ao cérebro SUPERA Uberlândia (MG).

Banner_728x90px_Idoso_a (1)

 

Jogos para terceira idade 1A ginástica cerebral abre portas à qualidade de vida. “Estamos cada vez mais conscientes da importância de se cuidar do cérebro”, continua a aluna.

Em sala de aula, os jogos Triminó, Baralho Set e o Bingo são os jogos aplicados à terceira idade. Além de entretenimento, as principais habilidades cognitivas promovidas são a atenção seletiva, habilidade visuoespacial, análise e síntese.

Essas habilidades interferem diretamente na maneira de se relacionar com as pessoas e, por isso, são fatores importantes no trabalho, na família, no grupo de amigos.

O momento dos jogos é muito importante para a socialização entre os alunos, até mesmo para compartilharem as dificuldades nas atividades e como essas habilidades que foram desenvolvidas podem ser utilizadas em outro contexto, seja em casa, no trabalho ou na escola.

Por Bárbara Rocha

Supera - Ginástica Cerebral, Pratique! Curso para todas as idades

Mantenha-se atualizado.
Assine nossa Newsletter

Posts Relacionados