Incentivar a criança ajuda no desenvolvimento do cérebro

Publicado em: 21/06/2017 por: Leticia Maciel

Incentivar a criança ajuda no desenvolvimento do cérebro - SUPERA - Ginástica para o Cérebro

O incentivo pode vir em forma de brincadeiras

Um estudo da Universidade de Washington mostrou que crianças apoiadas e incentivadas pelas mães têm um cérebro mais preparado para as futuras aprendizagens e para enfrentar situações de estresse.

Os autores da pesquisa, conduzida pela psiquiatra infantil Joan Luby, buscaram determinar o impacto do incentivo no início do desenvolvimento do hipocampo e verificar se existem efeitos no desenvolvimento do cérebro já na idade escolar

O estudo avaliou 127 crianças e adolescentes. Para categorizar os níveis de apoio, os pesquisadores observaram as interações mãe-filho em um contexto específico: enquanto a mãe devia se concentrar em uma tarefa, o filho devia esperar oito minutos antes de abrir o presente que tinha acabado de receber.

Em função de sua capacidade de tranquilizar e incentivar seu filho – um pouco estressado pela situação -, a mãe foi classificada como “fraco apoio”, “médio apoio” ou “forte apoio”.

Outra experiência foi realizada depois com as crianças em idade escolar, em outra situação estressante: o filho devia formar um quebra-cabeça com os olhos vendados, baseando-se apenas nas orientações da mãe.

Os scanners cerebrais mostraram que o hipocampo das crianças mais apoiadas se desenvolve duas vezes mais rápido que o das crianças menos incentivadas!

Além disso, o impacto mais importante do apoio materno foi medido nas crianças de 3 a 5 anos: ele é menor na idade escolar e no início da adolescência.

De acordo com Joan Luby, os resultados do estudo fornecem a primeira prova dos efeitos de longo prazo do apoio materno precoce no desenvolvimento do hipocampo.

A maior plasticidade do cérebro dos pequenos significaria que eles são mais sensíveis e mais impactados por suas primeiras experiências.

Assim, segundo os autores da pesquisa, é fundamental que as crianças contem com uma atenção específica e sejam sempre incentivados durante o período pré-escolar.

Fonte : Joan L. Luby et coll., « Preschool is a sensitive period for the influence of maternal support on the trajectory of hippocampal development », in PNAS, vol.113, n°20, 17 maio de

 

Supera - Ginástica Cerebral, Pratique! Curso para todas as idades

Mantenha-se atualizado.
Assine nossa Newsletter

Posts Relacionados