O efeito da atividade física no cérebro

Publicado em: 01/07/2015 por: Barbara

O efeito do exercicio fisico no cerebroA ciência já provou que, para garantir bem-estar, é preciso muito mais do que apenas fazer exercícios físicos regularmente. A combinação ideal para ser saudável requer outros cuidados, como uma dieta equilibrada, sono reparados e exercícios para o cérebro.

Para compreendermos a relação entre exercícios físicos e mente saudável, o Portal SUPERA pesquisou publicações científicas que comprovam os ganhos cognitivos:

Uma pesquisa realizada em laboratório com roedores mostrou que o exercício aeróbico (que fornece oxigênio aos músculos) pode aumentar o número de novas células no hipocampo, área do cérebro importante para aprendizagem e memória.

Outra pesquisa, realizada em 1999 pelo pesquisador Fabre, comparou diretamente o treinamento cognitivo à ginástica do corpo.

O experimento distribuiu aleatoriamente quatro grupos de pessoas: um deles sendo de treinamento aeróbio (caminhada ou corrida por 2 horas semanais para dois meses), um grupo de treinamento de memória (uma sessão de 90 minutos por semana durante dois meses), o terceiro grupo era de treinamento aeróbio e mental e um grupo de controle (sem formação).

Os resultados mostraram que, em comparação ao grupo de controle, o desempenho da memória dos três primeiros grupos aumentou, enquanto combinado mostrou uma melhora cognitiva relevante em comparação aos outros dois grupos de treinamento.

Isto sugere que os efeitos de treino cognitivo, ou ginástica cerebral, somados aos de condicionamento físico podem ser aditivos e melhorar o desempenho cerebral e, consequentemente, o desempenho em inúmeras atividades.

Os efeitos do exercício físico sobre o desempenho se destacam, em particular, nas tarefas que envolvem componentes de controle executivo, isto é, tarefas que requerem planejamento, memória operacional, capacidade de multitarefa e atenção.

Banner_468x60px_Idoso_a

 Ginástica cerebral para potencializar o cérebro

Treinar o cérebro vai além de fazer palavras cruzadas ou aprender um novo idioma. Praticar ginástica cerebral regularmente, com exercícios de lógica elaborados por neurocientistas, é uma forma mais assertiva para quem busca resultados concretos. Existe um número crescente de pessoas se dedicando aos cuidados com o cérebro, a mente e a manutenção das funções cognitivas, como a capacidade de raciocínio, atenção e memória, sobretudo porque a expectativa de vida está aumentando no Brasil e no mundo. Todos querem ter vida longa, mas também uma vida ativa.

A ginástica cerebral é uma prática que, além de desenvolver as funções cognitivas, melhora a autoestima, o relacionamento intra e interpessoal e as habilidades para falar em público. O grande segredo desta atividade é oferecer ao cérebro novidade, variedade e desafio crescente. Ative seus neurônios!

Supera - Ginástica Cerebral, Pratique! Curso para todas as idades

Mantenha-se atualizado.
Assine nossa Newsletter

Posts Relacionados