
Há algum tempo a maternidade vem sendo retratada com mais honestidade pelas novas gerações de mães. Ao contrário de suas antecessoras, as mulheres que se tornam mães nos dias de hoje entendem que a maternidade é linda, mas tem seus desafios e falar sobre eles é o caminho para naturalizá-los e acolher as mães, que estão no centro de uma berlinda social: de um lado a romantização, de outro a realidade que, muitas vezes, choca as pessoas.
E é para falar dessa diversidade que torna o maternar uma experiência única para cada mulher que nasceu o Conversas Maternas Podcast, que tem como host a jornalista, escritora e mãe, Geovanna Tominaga. O Supera é o patrocinador desta iniciativa que tem por objetivo valorizar a relação dessas mulheres não só com suas crianças, mas com as suas novas versões, como explica a idealizadora do projeto.
“A maternidade é cheia de surpresas justamente por não existir um modelo. Falar sobre essa pluralidade nas formas de maternar é o que quero trazer para o centro das conversas. Além disso, acho importante aproximar especialistas do desenvolvimento infantil às famílias para enriquecer ainda mais as discussões. Acredito que o importante é poder criar esse espaço de troca e acolhimento”, revela Geovanna.
Para o Supera, participar de um projeto como esse é a oportunidade de dar visibilidade e destaque para temas importantes para a sociedade como a parentalidade e o desenvolvimento infantil. “Falar de infância é falar de transformação. O Supera acredita que a infância é a base na qual a vida toda se sustenta, por isso, apoiamos o Conversas Maternas, na intenção de disseminar informação e conteúdo de qualidade sobre o desenvolvimento infantil”, explica Matheus Aragon, diretor de marketing da instituição.
O embrião do podcast surgiu ainda na pandemia quando a jornalista, recém–mãe, abriu seu coração e suas redes sociais para falar sobre os desafios que enfrentava com um bebê recém – nascido em isolamento social. À época, suas seguidoras traziam dúvidas sobre temas relacionados ao binômio mãe-bebê e ela ia atrás de especialistas para abordar aquele tema e responder as dúvidas que surgiam.
O “Conversas Maternas” é uma evolução desse projeto e agora conta com o apoio do Supera para ajudar ainda mais mulheres a entenderem melhor sobre desenvolvimento infantil e levar a maternidade com mais leveza, encontrando beleza nas transformações trazidas por ela.
A primeira temporada do podcast conta com 10 episódios e trará nomes como Sthefany Brito, no episódio de estreia, Isabel Fillardis,Yohama Eshima e Maíra Charken. Além de atrizes, Geovanna também vai entrevistar especialistas em desenvolvimento infantil, alfabetização e neurodiversidade.
Falando em neurodiversidade….
Recentemente, Geovanna participou de uma live sobre superdotação/altas habilidades com o Supera. Na ocasião, ela comentou como foi seu processo de identificação já na vida adulta e como isso impactou a sua vida – questões como camuflagem da própria inteligência e as dificuldades para lidar com a constante inquietação interna foram apontados pela jornalistas como desafios ligados à essa condição do neurodesenvolvimento.
Foi pensando em usar sua experiência para contribuir com o desenvolvimento de outras mulheres que ela resolveu fazer do tema pauta do seu projeto.
“É um assunto relativamente novo e cheio de tabus e preconceitos. Principalmente para as mulheres superdotadas. Quero falar mais sobre isso para que possamos desmistificar a superdotação e para que os superdotados consigam se aceitar e se reconhecerem como potência nas mais diversas áreas”, comenta.
Assista ao episódio de estreia: