Como treinar o cérebro para falar em público

Publicado em: 01/11/2017 por: Leticia Maciel

Como treinar o cérebro para falar em público - SUPERA - Ginástica para o CérebroVocê fica nervoso quando precisa falar em público? Se sim, saiba que não está sozinho. Segundo uma pesquisa realizada pelo jornal “Sunday Times”, o receio de fazer apresentações é maior até que o medo de altura, de doenças e até da morte. Mas não se preocupe, este temor pode ser superado treinando o cérebro.

Isso é possível graças ao que os neurocientistas chamam de neuroplasticidade – ou seja, a capacidade que o cérebro tem de se desenvolver a partir das nossas experiências. O grande segredo está no treino.

Por isso, separamos 8 dicas do orientador educacional de língua inglesa, Juliano Oliveira Guilherme, traduzidas por Solange Jacob, Diretora Pedagógica Nacional do Método SUPERA. Confira:

1 – Tenha domínio sobre o assunto: tenha um repertório de conhecimentos mais vasto do que você abordará em seu discurso. Use o humor, histórias pessoais, linguagem coloquial, analogia e associações – assim, você acessa com mais facilidade as informações em sua memória.

2 – Treine! Ensaie em voz alta e com todos os equipamentos que você planeja usar. Revise sua apresentação. Trabalhe para ter o controle das palavras-chave. Treine as pausas e a entonação. Monitore o tempo e organize-se para rever possíveis alterações na duração de sua palestra.

3 – Conheça o público: cumprimente alguns participantes enquanto a plateia se acomoda. É mais fácil falar a um grupo de amigos, do que falar com estranhos.

4 – Explore e conheça o local de sua apresentação: Chegue cedo, caminhe ao redor da área de fala para saber o alcance da sua voz, gestos e o espaço para deslocamento enquanto fala. Teste o uso do microfone e quaisquer auxílios visuais, áudios e tecnológicos.

5 – Regule sua emoção: Comece por cumprimentar o público. Estabeleça contato com um cumprimento sincero e adequado, além de sorrir. Esta capacidade de agir habilmente pode ser treinada. Isto lhe dá algum tempo e pode ajudá-lo a se concentrar para a ação.

6 – Visualize-se fazendo o seu discurso. Imagine-se falando: sua voz alta, clara e confiante. Visualize o público aplaudindo-o. Isso pode aumentar sua confiança.

7 – Perceba-se bem-sucedido: consiga que seu público coopere com você. O público quer que seja interessante, estimulante, informativo e consistente. Todos estão torcendo por você.

8 – Só você sabe o plano geral do discurso, então se você ficar nervoso ou tiver algum problema durante a apresentação, não se preocupe. A audiência provavelmente não notará os contratempos.

 

Supera - Ginástica Cerebral, Pratique! Curso para todas as idades

Mantenha-se atualizado.
Assine nossa Newsletter

Posts Relacionados