4 dicas práticas para ser mais confiante

Publicado em: 11/01/2018 por: Assessoria de Imprensa SUPERA

4 dicas práticas para ser mais confiante - SUPERA - Ginástica para o CérebroAutoconfiança é tudo nessa vida! Diretamente ligada à felicidade, a crença no seu próprio valor ajuda a assumir desafios e manter-se em constante aprendizado. Para ser uma pessoa confiante, não existe fórmula secreta, mas é possível adotar algumas práticas que ajudam a melhorar a autoestima.

O primeiro passo é perguntar a si mesmo o quanto você se valoriza e percebe o valor que as pessoas dão a você; avalie suas competências e o impacto que suas ações podem causar nos outros e no seu ambiente; e por fim, treine seus limites.

Segundo Solange Jacob, cientista social e Diretora Pedagógica Nacional do Método SUPERA, a avaliação precisa ser composta por três dimensões: valor, competência e controle.

“Quando falamos de ‘valor’, a ideia é pensar no ponto até o qual as pessoas valorizam e se gostam e também como percebem que são valorizadas pelos outros. Já ‘competência’ é pensar no que você pode fazer, se pode fazer bem e ser bem sucedido. ‘Controle’ refere-se ao grau que os indivíduos acreditam que podem influenciar resultados e eventos no mundo. Controle insuficiente é frustrante, mas em excesso é assustador”, explica a especialista.

Ela prossegue dizendo que ter autoestima saudável é intercalar momentos de baixa estima e autoconfiança, porém com predominância em aspectos positivos.

Supera e você na Disney

Isso é muito importante e impacta diretamente no desempenho acadêmico, na saúde… Quando não confiamos em nós mesmos, nos prejudicamos de diversas formas. Segundo a especialista, pessoas com baixa autoestima praticam menos atividades físicas, ingerem menos nutrientes e se arriscam mais em atividades prejudiciais, como drogas, álcool, sexo precoce e desprotegido e automutilação.

“Estamos falando da maneira como você acha que é, não do que você realmente é”, diz.

Para reconhecer o seu valor e melhorar a autoconfiança, Solange Jacob dá quatro dicas práticas para adotar no cotidiano. Confira:

1 – Pegue um papel e anote quais são suas cinco principais competências. O que você sabe fazer? O quão bem feito 4 dicas práticas para ser mais confiante - SUPERA - Ginástica para o Cérebrovocê consegue fazer estas coisas?

2 – Ao finalizar uma tarefa, seja em casa, na escola ou no trabalho, repare como ela foi bem executada. Elogie seus próprios trabalhos e comemore seus resultados. Exemplo: “Olha quanta louça eu acabei de lavar. Elas ficaram muito bem lavadas!”

3 – A partir de hoje, encare os desafios de frente. Faça isso sozinho, sem pedir ajuda de irmãos ou amigos A cada vitória, sua confiança aumenta. A medida que você enfrenta situações novas, você também recebe elogios. E tudo isso contribui para você se tornar mais confiante.

4 – Amplie sua capacidade de autocontrole. Diga não, seja para pessoas ou para coisas que você não deve fazer. Exemplo: Se você se propôs a fazer um regime, diga não às guloseimas. Anote suas conquistas. Treine seu cérebro para dizer não, para ter limites.

Como treinar o cérebro melhora a autoestima

As atividades para exercitar o cérebro são baseadas em três pilares importantes: novidade, variedade e desafio crescente. Com isso, elas mantêm o cérebro em constante estímulo, unindo diversão e desafio.

Quando o aluno resolve os desafios propostos, adquire consciência do que é capaz, e assim, torna-se mais confiante.

Marta Duarte Pimentel é um caso de superação. Depois de se aposentar, ela entrou em depressão, sentindo-se angustiada. Por pressão das filhas, começou a praticar ginástica para o cérebro no Método SUPERA Manhuaçu, onde mora, e viu a vida mudar depois disso.

Hoje, com a autoestima recuperada, Martinha agora tem mais autonomia, vai ao pilates, trabalha com o genro no comércio e ajuda a cuidar dos netos. 

“Além de promover o desenvolvimento de habilidades cognitivas, como a memória, a metodologia SUPERA exercita as habilidades socioemocionais, que são fundamentais para enfrentar a depressão”, afirma Solange Jacob, diretora pedagógica do SUPERA.

Para assistir à segunda parte do documentário “Ginástica para o Cérebro Transforma”, que fala sobre autoestima, clique aqui

Assessoria de Imprensa SUPERA

Supera - Ginástica Cerebral, Pratique! Curso para todas as idades

Mantenha-se atualizado.
Assine nossa Newsletter

Posts Relacionados