Com 102 anos de vida, aluno SUPERA dá dicas de longevidade

Publicado em: 20/12/2017 por: Assessoria de Imprensa SUPERA

Com 102 anos de vida, aluno SUPERA dá dicas de longevidade - SUPERA - Ginástica para o CérebroPraticante de ginástica cerebral há 15 meses, José Ferreira Baptista, mais conhecido por Sr. Ferreirinha, é o aluno mais idoso da rede SUPERA. Exemplo de longevidade, ele vai completar 102 anos de vida no próximo dia 31 de dezembro.

Logicamente, esta data tão especial não poderia passar em branco. A unidade do SUPERA onde ele exercita o cérebro, em Araçatuba, preparou uma grande festa, que está marcada para o dia 22.

Na entrevista abaixo, concedida à educadora Ana Maria Madureiro Silva, ele nos conta qual o segredo para manter-se ativo e saudável ao longo de tantos anos.

 

  1. Qual o segredo da sua longevidade?

O segredo da minha longevidade está no meu estilo de vida. Dormir bem, manter alimentação saudável, não ter vícios e praticar esportes.

  1. Quais os acontecimentos e atitudes que te fazem feliz?

O que me deixa feliz é ter saúde.

  1. Quais os seus hábitos alimentares?

Tomo um bom café da manhã (iogurte, frutas, pão, leite, café, queijo). No almoço como salada (folhas e legumes) e arroz todos os dias, feijão eventualmente e carne raramente. Como devagar e mastigando bem os alimentos. No lanche da tarde, tomo uma vitamina de frutas batidas com Nutren Senior*. A noite, meu jantar é somente sopa ou caldo, nunca depois das 20 horas.

  1. Quais os cuidados que o Sr. tem com o corpo? Pratica ou praticou esporte? Quais?

Pratiquei esporte a vida toda: corria e jogava futebol. Sempre caminhei muito, fazia tudo a pé. Atualmente, faço Com 102 anos de vida, aluno SUPERA dá dicas de longevidade - SUPERA - Ginástica para o Cérebrofisioterapia duas vezes por semana, para o fortalecimento dos músculos.

  1. Quais são seus hábitos diários?

Leio todos os jornais: os locais são Folha da Região e O Liberal e os nacionais, a Folha de São Paulo e o Estadão. Fico muito tempo no meu escritório, em casa. Leio livros e artigos antigos, da época que exercia a atividade de professor e político.

  1. Tem hobbies? Quais?

Gosto muito de ler e mantenho essa atividade até hoje.

  1. Por que se interessou pelo curso do Supera?

Porque gostei da proposta de exercitar o cérebro e entendi que, com o Supera, melhoro minha cabeça e a mantenho saudável.

  1. O que está achando do curso Supera?

Vejo muitos benefícios no curso, em diversos sentidos: faço novas amizades, converso com pessoas que antes não conhecia, faço os exercícios propostos em sala de aula e as tarefas em casa, além de praticar o ábaco diariamente. A parte que mais gosto são as reflexões. Cada semana, a educadora traz um assunto novo e interessante e todos nós podemos dar opinião. É muito bom ouvir a opinião de outras pessoas! O SUPERA agora é parte da minha rotina. Em mais de 1 ano, só faltei às aulas duas vezes, quando sofri um acidente. Caí enquanto tomava banho e quebrei a costela. Mas fiz questão de repor essas aulas!

  1. Percebeu alguma diferença na sua saúde física e/ou mental depois que começou o Supera?

Sinto que melhorei muito! Além de hoje eu ter menos perdas cognitivas, percebo melhoras em minha memória recente e passada. Sinto-me lúcido e disposto. Hoje, consigo ter o ciclo normal do pensamento, que é começo, meio e fim – o que estava perdendo antes de começar o Supera.

  1. Indicaria o Supera para amigos e familiares? Por que?

Indico sim, sempre falo com meus irmãos, filhos e netos o quanto estou melhor com o Supera!

  1. Qual o conselho que o Sr. daria para às pessoas em geral, para terem uma vida saudável e feliz?

Não ter vícios, alimentar-se bem e dormir bem.

  1. Com quase 102 de idade, qual o ensinamento mais significativo, profundo e essencial o Sr. aprendeu da vida?
Sr. Ferreirinha presta atenção à aula da educadora Ana Maria

Sr. Ferreirinha presta atenção à aula da educadora Ana Maria

Evitar extravagâncias de qualquer espécie. Viver com moderação em tudo que fazemos. Outra coisa é estar ao lado de familiares e amigos. Isso foi e é essencial na minha vida. Esses são os principais aprendizados que tive na vida.

  1. O que o Sr. espera ainda conquistar?

Continuar com saúde, sossego e muita paz de espírito.

  1. Qual a sua filosofia de vida hoje?

Viver em paz comigo e com quem me rodeia, ter moderação em todas as áreas da minha vida, evitando vícios e extravagâncias. Acredito ter, dessa forma, uma vida plena!

Assessoria de Imprensa SUPERA

Supera - Ginástica Cerebral, Pratique! Curso para todas as idades

Mantenha-se atualizado.
Assine nossa Newsletter

Posts Relacionados